Maranhão
Notícias
Senar reúne bovinocultores para discutir futuro do agro, com perspectivas, tendências e tecnologias
Encontro de Produtores Rurais integrou a programação oficial da 54ª Expoimp, em Imperatriz, e marcou o fortalecimento dos sindicatos com parceria formalizada com a Aged-MA
Por: Raquel Araújo
Fonte: Faema/Senar
Imperatriz (MA) - Criadores de gado leiteiro e de corte atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar na região tocantina estiveram reunidos no Encontro de Produtores Rurais que encerrou a programação de conhecimento realizada pelo sistema Faema / Senar na 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). O evento ocupou o auditório do Sinrural, correalizador do evento, na última sexta-feira (12), em Imperatriz.
Tema principal do evento, as perspectivas de futuro para o agronegócio maranhense, especialmente após a conquista do reconhecimento nacional da zona livre de febre aftosa sem vacinação foram destacadas pelo zootecnista João Paulo Franco da Silveira - que coordena a área de produção animal da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “Além de ficar atentos às novas oportunidades que certamente chegarão com o novo status sanitário, e observar o movimento do mercado do boi, os pecuaristas não podem descuidar do controle da gestão da propriedade, do uso de tecnologias para a nutrição adequada do rebanho e manejo de pastagens e no investimento em rastreabilidade individual de bovinos”, orientou o especialista.
Outros temas que integraram a programação técnica foram o “Planejamento nutricional de bovinos: Princípios de um bom protocolo de suplementação”, com o doutor em Zootecnia, Clesio dos Santos Costa; e a “Dispensa pensa para regularização de água para a produção agropecuária”, apresentada pelo superintendente de recursos hídricos na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Leonardo Viana.
Um dos pontos altos do evento foi o fortalecimento da parceria entre o sistema Faema / Senar / Sindicatos Rurais e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) para simplificar o atendimento ao produtor rural no estado.
Durante o Encontro de Produtores Rurais da Região Tocantina, o presidente da Faema, Raimundo Coelho, presidente da Aged, Cauê Aragão, e o superintendente do Senar assinaram protocolo de intenções que possibilita que a agência de defesa agropecuária preste serviços de baixa complexidade a produtores rurais, dentro das sedes dos sindicatos rurais que aderirem à parceria.
“Colocamos no papel uma parceria que já é sucesso entre nossas instituições e que agora tende a ser ainda mais ampliada com a adesão dos sindicatos rurais ativos em todo o estado. O objetivo é simplificar e ampliar o acesso dos produtores rurais aos serviços mais demandados como emissão de licenças e registros, tanto na área animal como na vegetal, disponibilizando esses serviços presencialmente nas estruturas dos sindicatos”, explicou Cauê Aragão.
O Encontro de Produtores Rurais de Imperatriz foi uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), em parceria com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“Temos aproveitado as feiras agropecuárias que participamos para mobilizar os produtores rurais da região em uma programação técnica que mostre os resultados das tecnologias e intervenções de gestão que temos feito nas propriedades que atendemos com nosso programa de Assistência Técnica e Gerencial, e também para trazer palestras que apresentem tecnologias, tendências, perspectivas e temas que contribuam para o crescimento das cadeias produtivas que priorizamos”, explicou o superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueiredo.