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Produtores de Brasnorte evidenciam aumento de mais de 70% em produção após Assistência Técnica do Senar-MT
Durante os 36 meses de assistência técnica, por meio da ATeG, foram implementadas metodologias nas propriedades com práticas mais eficientes, com melhores estratégias de manejo e de mercado
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Ascom Senar-MT
Após três anos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da cadeia de bovinocultura de corte de Brasnorte, a Produção Anual de Carne vendida em 2023 aumentou em 76,36% em relação a 2022. Período este, que um grupo de 15 produtores rurais alcançou uma venda significativa de bezerros, totalizando 22.862,33 Kg/ano. No entanto, no ano passado este número quase dobrou, alcançando 40.324,99 Kg/ano, evidenciando um crescimento expressivo na comercialização.
Durante os 36 meses de assistência técnica, por meio da ATeG, foram implementadas metodologias nas propriedades com práticas mais eficientes, com melhores estratégias de manejo e de mercado.
Segundo dados do Sistema de Gestão da Assistência Técnica e Gerencial (Sisateg), outro aspecto relevante foi a análise da Taxa de Retorno do Capital, tanto com terra quanto sem-terra. Em 2022, a taxa de retorno do capital sem-terra foi de 33,74%, destacando a eficácia dos investimentos realizados. Embora tenha reduzido em 2023, as taxas de retorno permaneceram significativamente positivas, demonstrando a viabilidade econômica das atividades desenvolvidas pelo grupo.
Segundo o gerente de ATeG, Bruno de Faria, esses resultados positivos refletem no comprometimento dos produtores e o engajamento do técnico de campo, Eder Faccin, que, com sua expertise e orientação, contribuiu para o fortalecimento e aprimoramento das práticas de manejo e gestão nas propriedades rurais de Brasnorte. “Essa história de sucesso destaca o valor da assistência técnica e gerencial como um instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária”, completou o gerente de ATeG.
Para Eder, o encerramento das atividades e seus resultados é gratificante para seu trabalho. “Usar nosso conhecimento para ajudar os outros e ver que conseguimos transformar vidas, trazer esperança para as pessoas do meio rural. E graças aos produtores, conseguimos alcançar objetivos, pois estavam dispostos a traçar caminhos diferentes para juntos alcançarmos as metas”, disse o técnico de campo.
Ainda segundo Eder, as principais queixas na região eram de não conseguir um valor bom nos animais, a demora para estarem prontos para venda, em relação às pastagens, demoravam muito para retornar, além da falta de alimentação para os animais durante a seca e dificuldades com a nutrição e gestão financeira.
Durante o ciclo de atendimentos foram realizados cuidados com o solo, manejo de pastagem, suplementação adequada para cada fase de vida dos animais, manejo com foco na época de seca, silagens adequadas para cada realidade, água de qualidade, manejos sanitários, genética dos animais, manejo com bezerros, gestão econômica financeira e dos animais, dentre outros.
“Os atendimentos foram voltados na busca de suprir as necessidades individuais de cada propriedade, de cada produtor, pois temos que entender que mesmo que sejam vizinhos de cerca são realidades totalmente diferentes”, completou o técnico de campo.