Comissão da Região Norte da CNA se reúne no Acre

Integrantes do colegiado também visitaram propriedades rurais e a 47ª Expoacre, que ocorre até domingo (7)
Brasília (05/08/2022) – A Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quinta (4), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), em Rio Branco, para debater temas como o Projeto Raízes e Iniciativa Amazônia, o mercado de carbono, e o desenvolvimento sustentável da região.
“Foi uma honra sediar o primeiro encontro presencial pós-pandemia. Esperamos contribuir cada vez mais para o crescimento da região, destacando sempre a riqueza das terras acreanas”, afirmou o presidente da Faeac, Assuero Veronez.
Para o presidente da Comissão, Muni Lourenço, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), a união dos estados da região Norte e o debate de temas em comum fortalecem o desenvolvimento do setor agropecuário em cada território.
Durante a reunião, o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, fez uma apresentação sobre as oportunidades do mercado de carbono para o agro. Em sua fala, ele afirmou que o Brasil possui um enorme potencial para gerar créditos de carbono com integridade ambiental.
Entretanto, ressaltou Ananias, diante desse cenário, é necessário desenvolver algumas políticas, como o aprimoramento dos inventários; a criação de metodologias e aprovação em âmbito interno para posterior validação pelo Órgão de Supervisão internacionais; e o estabelecimento de Normas Técnicas para produção, contabilização e remuneração de carbono verde em atividades agrícolas, pecuária e processamento de produtos agropecuários.
O coordenador também destacou que o lançamento do Decreto 11.075/2022 foi um passo importante para implementar os Planos Setoriais de Mitigação das mudanças Climáticas e o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare).

Outro tema discutido na reunião foi o Projeto Raízes, uma parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o desenvolvimento sustentável e ordenamento territorial de assentamentos na região Amazônica.
O chefe do Departamento de Gestão Pública do BNDES, Gabriel Filártiga, disse que o projeto é focado em quatro pilares básicos: regularização ambiental, regularização fundiária, infraestrutura social e bioeconomia.
Já existe um piloto do projeto em funcionamento em Macapá (AP), que atenderá 1,6 mil famílias em quatro assentamentos da reforma agrária selecionados na região. Gabriel Filártiga colocou o BNDES à disposição para possíveis parceiras com o Sistema CNA/Senar no projeto.
Os integrantes da Comissão debateram ainda o projeto Agronorte, da CNA, que busca o desenvolvimento sustentável da região Norte do país. O assessor técnico da Confederação, José Henrique Pereira, afirmou que o projeto vai englobar temas transversais, como infraestrutura e conectividade, desenvolvimento das cadeias produtivas da região e redução da pobreza.
Na etapa inicial, o projeto terá quatro frentes de atuação: governança fundiária, regularização ambiental, desembargos ambientais e assistência técnica e gerencial. Pereira informou que será realizado um curso presencial na CNA, nos dias 17 e 18 de agosto, para capacitação da Plataforma de Governança Territorial do Incra, focado em regularização fundiária.
O presidente da Comissão da Região Norte, Muni Lourenço, disse que esse projeto será prioritário para a CNA, com ações e metas bem definidas e parcerias com órgãos federais e estaduais.
Além de participar da reunião, os integrantes da Comissão também visitaram propriedades rurais da região, com foco em pecuária de corte extensiva e intensa e produção agrícola. Além disso, conheceram a 47ªExpoacre, a maior feira agropecuária do estado, que segue até o próximo domingo (7) movimentando a economia e apresentando as novidades do agro acreano.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Áreas de atuação
Matérias Relacionadas

CNA participa do lançamento do Pro Carbono Commodities
Programa foi lançado na quinta (25) em Matupá (MT)

Comissão Nacional da Região Norte da CNA se reúne na Agrotins
Reunião discutiu pautas de interesse do setor na quinta (18)

Comissão da Região Norte se reúne no Pará
Colegiado da CNA debateu demandas e iniciativas para o desenvolvimento do agro

Comissão Nacional de Assuntos Fundiários debate segurança no campo
Reunião foi na sede da CNA, em Brasília

CNA discute demandas para setor de cana-de-açúcar
Comissão Nacional se reuniu na terça (28)

Comissão de Assuntos Fundiários da CNA debate estratégias para 2023
Grupo se reuniu na sexta (17)

CNA debate mercado de carbono na Abertura da Colheita do Arroz
Evento foi realizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul, em Capão do Leão

CNA realiza reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte
Encontro foi realizado na quarta (23)