Notícias
CNA participa de debates no Fórum Mundial da Água
Evento é realizado em Bali, na Indonésia, até sexta (23)
Brasília (23/05/2024) – O Sistema CNA/Senar participa, até sexta (23), de painéis e apresentações no Pavilhão da América Latina do 10º Fórum Mundial da Água, em Bali, na Indonésia. Este ano, o evento em como tema central “Água para a Prosperidade Compartilhada”.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, terá agenda no Pavilhão da América Latina, participando de debates e ações de entidades latino-americanas.
Na quarta (22), Jordana esteve em um painel sobre agricultura irrigada, estratégias para produção e proteção de biomas no Brasil, que contou com a presença do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). “Foi uma ótima oportunidade para falarmos sobre o desenvolvimento da irrigação no nosso país”, destacou a assessora técnica da CNA.
De acordo com a diretora do MIDR, Larissa Rego, o Brasil tem um potencial de 55 milhões de hectares de irrigação. “Hoje estamos irrigando 8,2 milhões de hectares e o nosso principal objetivo dentro da política nacional de irrigação é expandir a área irrigada no Brasil. Nós temos trabalhado em duas frentes, tanto no governo federal com os projetos públicos de irrigação, como também nos polos de agricultura irrigada, onde se encontra 98% da irrigação no Brasil”, destacou a representante do governo federal.
Na terça (21), Jordana fez parte do painel “Desafios e Soluções: Rumo à Sustentabilidade na Agricultura Brasileira e na Segurança Alimentar”, onde apresentou toda a estrutura organizacional do Sistema CNA/Senar e do Instituto CNA aos participantes.
“Mostramos a presença que o Sistema tem nos 27 estados da Federação e tivemos uma rica troca de experiências com vários países que estavam presentes para mostrar todo o volume de produção do Brasil. Apresentamos também a importância produtiva do nosso país frente a segurança alimentar nacional e mundial”, destacou Jordana.
A CNA também esteve presente no lançamento e instauração do Conselho Latino-Americano da Água. Para Jordana, trata-se de um importante fórum de discussão sobre a governança dos recursos hídricos, trocando experiência entre os países Latino-Americanos para o uso eficiente da água, recurso tão valioso para o planeta.
O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Filipe Sampaio, destacou a importância da CNA durante a instalação do Conselho Latino Americano da Água.
“A CNA é uma importante parceira, presente em todo esse processo de construção das discussões do Conselho Latino-Americano da Água, essa instância de governança tão importante que é o setor de irrigação da agricultura, principalmente em função da segurança alimentar”, disse Sampaio.
Na sexta (25), a participação será no painel “Polos de Agricultura Irrigada - Alimentação e Gestão de Recursos Hídricos” junto ao MIDR e Agência Nacional de Água (ANA).
“Vamos apresentar mais informações do sistema produtivo brasileiro, do manejo de água e a irrigação, além de trazer as capacitações e assistências técnicas feita pelo Senar”, afirmou Jordana.
O 10º Fórum Mundial da Água começou no último sábado (18). O evento ocorre a cada dois anos e busca contribuir para o diálogo em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.