Logo CNA

CNA e MDR debatem Sistema de Informações sobre Irrigação
Cna e mdr irrigacao

Sistema está sendo desenvolvido e deve começar a operar em 2023

12 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (12/08/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu com o Ministério do Desenvolvimento Regional, na quinta (11), para debater o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação (SINIR).

O SINIR é um instrumento da Política Nacional de Irrigação (Lei 12.787/2013) criado para fornecer subsídios para a elaboração de planos de irrigação; permitir a avaliação e a classificação dos Projetos Públicos de Irrigação; facilitar a disseminação de práticas que levem ao êxito dos projetos e subsidiar o planejamento da expansão da agricultura irrigada.

Durante o encontro, representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentaram o sistema, que está sendo desenvolvido a pedido dos ministérios da Agricultura (Mapa) e do Desenvolvimento Regional (MDR).

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, um dos pontos discutidos na reunião foi a atualização automática do sistema e a possibilidade de os perímetros públicos de irrigação fazerem suas prestações de contas diretamente no SINIR e que o mesmo seja capaz de gerar indicadores para tomada de decisões.

Segundo a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, o Termo de Execução Descentralizada (TED) com a UFLA encerra em maio de 2023 e a expectativa é que o SINIR seja hospedado pelo Ministério da Agricultura até a data limite.

Participaram da reunião pelo MDR o coordenador de Polos e Projeto de Irrigação, Rodrigo Xavier, o coordenador de instrumento de Agricultura Irrigada, Valdir Juswiak e o analista Paulo Liberato. Pelo MAPA estiveram presentes a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Fabiana Villa, e o coordenador de Implantação de Programas de Agricultura Irrigada, Antônio Leite. Também participaram os representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Thiago Fontenelle e Daniel Assumpção.

Imagem

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas