CNA e Mapa discutem revisão do padrão oficial de classificação da soja
Soja

Tema foi tratado em reunião na sexta (12)

16 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (16/08/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (12), de reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir a revisão do padrão oficial de classificação da soja.

Atualmente, o padrão oficial de classificação da soja é regulamentado pela Instrução Normativa Mapa nº 11/2007, mas um novo texto publicado em fevereiro (Portaria nº 532/2022) passou por consulta pública para atualizar a norma.

A China, principal importador da oleaginosa brasileira, também está revisando seu padrão de classificação e comunicou a decisão à Organização Mundial de Comércio (OMC). O Brasil já exportou mais de 60 milhões de toneladas de soja em 2022 e, deste total, 66% tiveram como destino o mercado chinês.

“O Brasil é o maior exportador de soja do mundo e precisamos nos antecipar e entender como a revisão dos padrões podem afetar a produção e as exportações”, disse o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli.

Neste contexto, o Mapa está preparando uma agenda de seminários para debater o tema antes de uma audiência pública, e a CNA contribuirá com o levantamento de dúvidas sobre o padrão proposto pela China para esclarecimentos diretos com o órgão chinês responsável.

Whats App Image 2022 08 15 at 11 17 21

Hugo Caruso, coordenador-geral de Qualidade Vegetal do Mapa, comentou que a revisão é uma demanda do setor e a publicação da Portaria nº 532/2022 veio para iniciar os debates sobre o tema.

Karina Fontes Coelho Leandro, coordenadora de Regulamentação da Qualidade Vegetal, relembrou a atuação e as contribuições da CNA para a aprovação do novo Regulamento Técnico do Café Torrado, uma norma democraticamente construída e consensualmente aprovada pelo setor. “Contamos com o apoio da CNA também na discussão do padrão oficial de classificação da soja para que a norma atenda de forma ampla a cadeia”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte