Logo CNA

Maranhão

Maranhão Recebe Abertura Nacional do Plantio da Soja 2024/2025 com Foco na Expansão e Sustentabilidade do Agro
50927535446 5a081c8944 o

Evento acontecerá em Açailândia no dia 11 de outubro, com participação de produtores rurais e transmissão ao vivo pelo Canal Rural

5 de outubro 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Ascom Faema / Senar

Açailândia (MA) - No próximo dia 11 de outubro, o estado do Maranhão será o centro das atenções do agronegócio brasileiro, ao sediar pela primeira vez a Abertura Nacional do Plantio da Soja 2024/2025. O evento ocorrerá na Fazenda Pau Brasil, em Açailândia, e reunirá produtores rurais de médio e grande porte, além de autoridades e especialistas do setor. Organizado pela Aprosoja Brasil e Aprosoja Maranhão, em parceria com o sistema Faema/Senar e Embrapa, o encontro marca oficialmente o início da safra de soja no país e será transmitido ao vivo pelo Canal Rural ( link para acesso ).

Com mais de 1,3 milhão de hectares de soja plantados e uma produção que superou 4,4 milhões de toneladas na safra anterior, o Maranhão se consolida como uma das novas fronteiras agrícolas do Brasil. O evento será uma oportunidade única para que os produtores do estado, acompanhem discussões sobre tecnologia, inovação, sustentabilidade e diversificação de culturas.

"Este evento é uma oportunidade para que os produtores rurais conheçam de perto as mais recentes inovações e práticas sustentáveis que podem ser aplicadas em suas propriedades. O Senar, com o apoio dos recursos arrecadados dos produtores, tem investido cada vez mais em educação rural e assistência técnica, ajudando a elevar a competitividade e a sustentabilidade do nosso agro", explica Raimundo Coelho, presidente da Faema.

Durante o evento, a Faema e o Senar terão um stand institucional oferecendo consultoria e orientação sobre os serviços prestados pela instituição, que incluem educação rural, assistência técnica e gerencial, formação de lideranças rurais, e o fortalecimento dos sindicatos rurais. O evento também será uma oportunidade de destacar a importância da preparação de sucessores para a gestão das propriedades rurais, garantindo a continuidade dos negócios familiares no campo.

Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, ressalta o papel do Maranhão na expansão da sojicultura no Brasil: "O Maranhão tem mostrado um crescimento exponencial na produção de soja, especialmente com a incorporação de novas áreas agrícolas. Esta é uma das regiões mais promissoras do Brasil, e o evento será uma plataforma para compartilhar conhecimento e estratégias que fortalecerão ainda mais o setor", destacou.

O evento contará com painéis técnicos, incluindo um sobre diversificação de culturas, com a participação do presidente da Faema, Raimundo Coelho, que discutirá como os produtores podem garantir uma produção mais sustentável e lucrativa ao diversificar suas culturas. Além disso, a programação também inclui a largada simbólica das plantadeiras, marcando o início da nova safra de soja.

Luiz Figueiredo, superintendente do Senar, explica como os recursos arrecadados dos produtores têm sido revertidos em ações concretas para o desenvolvimento do agro: "Os recursos que os produtores contribuem ao Senar são fundamentais para a realização de ações que transformam o agro no Maranhão. Já capacitamos milhares de produtores e trabalhadores rurais por meio de programas de educação e assistência técnica, que aumentam a produtividade e garantem uma gestão eficiente das propriedades", diz.

A participação no evento pode ser de forma presencial, em Açailândia, ou através da transmissão ao vivo pelo Canal Rural. “Este é o momento de se conectar com o futuro do agro, aprendendo com especialistas e conhecendo novas tecnologias que vão impulsionar ainda mais a produção de soja e a sustentabilidade no campo”, destacou o vice-presidente da Aprosoja Brasil, Gesiel Dal Pont.

Matérias Relacionadas