Logo CNA

CNA disponibiliza conteúdo sobre NR 31 e eSocial para produtores rurais
Trabalhador rural 211110 201140

Material está disponível em vídeo no canal do Youtube da Confederação

10 de novembro 2021
Por CNA

Brasília (10/11/2021) A Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disponibilizou um material em vídeo sobre a atualização da Norma Regulamentadora n.º 31 e do sistema eSocial.

A convite da Confederação, profissionais da Auditoria Fiscal do Trabalho e da Receita Federal do Brasil fizeram esclarecimentos e deram orientações aos produtores rurais e trabalhadores rurais. Os vídeos estão disponíveis na página da CNA no Youtube.

Rômulo Machado, subsecretário de Inspeção do Trabalho, focou nos pontos da NR 31 que os produtores e empregadores rurais devem tratar com mais atenção.

“A NR31 é um caminho para a promoção do trabalho decente. Foi aprovada integralmente por consenso, proporciona segurança jurídica, clareza e precisão, redução de custos e maior segurança para os trabalhadores”.

Confira o conteúdo completo sobre a NR31:

Em relação ao eSocial, o auditor fiscal do Trabalho e Coordenador-Geral de Governo Digital Trabalhista, João Paulo Machado, e o auditor da Receita Federal, Alex Assis de Mendonça, falam sobre como o segurado especial pode declarar suas informações.

“A legislação trata o segurado especial e o produtor rural pessoa física como se fossem dois sujeitos completamente distintos, mas na realidade o segurado especial é um produtor rural pessoa física também. A única questão é que ele tem particularidades e o produtor rural contribuinte individual tem outras”, destaca Mendonça.

Ele fala sobre o conceito de segurado especial, obrigações, formas de cumprimento dessas obrigações e o prazo para recolhimento e declaração das informações:

O auditor-fiscal do trabalho, João Paulo Machado, tratou dos eventos de saúde e segurança do trabalho que são a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais de Trabalho - Agentes Nocivos.

“Esses eventos têm como finalidade principal a substituição dos formulários utilizados para envio da CAT e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)”, afirmou. Assista o vídeo na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas