Logo CNA

CNA destaca importância da ciência para o desenvolvimento da agricultura irrigada durante posse da nova diretoria da Abid
53556551967 cdcb06b7d6 c

Confederação participou da posse da nova diretora da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), na terça (27)

29 de fevereiro 2024
Por CNA

Brasília (29/02/2024) - O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schimdt, destacou a importância do debate técnico para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil, durante a abertura da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), na sede da confederação, em Brasília.

Schmidt participou da abertura do evento ao lado de representantes do governo e de outras instituições do setor. Em seu discurso, ele disse que a Abid contribui para esse debate técnico, que tem como foco expandir a irrigação e desenvolver as melhores formas de uso dos recursos hídricos disponíveis.

“Isso é um grande desafio porque a gestão hídrica envolve questões técnicas que devem ser debatidas com cunho científico”.

Presidente da Comissão de Irrigação da CNA, David Schimdt (à direita), com o novo presidente da Abid, Sílvio Carlos. Presidente da Comissão de Irrigação da CNA, David Schimdt (à direita), com o novo presidente da Abid, Sílvio Carlos.

O presidente da comissão afirmou, ainda, que a CNA e as associações de irrigantes estão trabalhando para levar essa discussão para a base, “onde se definem os usos da água”, e espera contar com o apoio da Abid para trazer tecnicidade nas discussões.

O coordenador da Rota da Fruticultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luiz Curado, também acredita na necessidade de uma discussão técnica sobre a gestão dos recursos hídricos.

Segundo ele, uma discussão mais ampla reduziria os conflitos sobre a questão, por isso considera importante que a Abid esteja mais próxima das demais instituições do setor.

A diretora interina da Agência Nacional de Águas (ANA), Ana Carolina Argolo, afirmou que a intenção do órgão é cooperar com a associação para que o setor de irrigação seja cada vez mais efetivo e o conhecimento técnico chegue aos produtores rurais.

Público composto por representantes de diversas entidades do setor assistem à solenidade. Público composto por representantes de diversas entidades do setor assistem à solenidade.

Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, colocou-se à disposição da Abid para proteger a água como bem de todos e necessária à segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Viera, disse que o ministério está à disposição para que a agricultura irrigada continue se desenvolvendo e o país permaneça fornecendo alimentos de forma sustentável ao mundo.

O novo presidente da Abid, Sílvio Carlos, disse que a associação tem um importante papel para auxiliar na promoção da agricultura irrigada do Brasil, promovendo cursos, treinamentos e eventos que coloquem a pesquisa e ciência a disposição da sociedade, melhorando e nivelando os diálogos contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada.

A diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem tomou posse para o triênio 2024/2026. A assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, foi eleita uma das conselheiras da Abid.

Jordana Girardello (segunda da esquerda para direita) foi eleita uma das conselheiras da Abid. Jordana Girardello (segunda da esquerda para direita) foi eleita uma das conselheiras da Abid.

Áreas de atuação