CNA debate irrigação e sustentabilidade da produção dos canaviais no 6º Irrigacana
Encontro foi realizado em Ribeirão Preto (SP) nos dias de quarta e quinta (29)
Brasília (30/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nos dias 28 e 29 de agosto, do Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (Irrigacana) para debater a sustentabilidade da produção dos canaviais.
Neste ano, as mudanças climáticas e a inconstância de produção colocaram a irrigação no centro das discussões do seminário promovido pelo Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto (SP).
O evento contou com a participação da assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, que debateu a situação da irrigação nas políticas públicas governamentais. Ela explicou como a Comissão Nacional de Irrigação da CNA tem trabalhado para garantir o avanço das áreas irrigadas do país de forma sustentável e garantindo a segurança jurídica e hídrica ao produtor rural brasileiro.
“Temos trabalhando em pautas como a garantia da tarifa diferenciada da energia elétrica, a autorização para reservação de água em propriedades rurais, o aumento e melhoria nas linhas de crédito para implantação da tecnologia. Também tratamos da assistência técnica e manejo de água junto aos produtores além da capacitação e empoderamento do setor nos debates sobre recursos hídricos para tomada de decisão no âmbito dos Comitês de Bacias Hidrográficas”, destacou Jordana.
O 6º Irrigacana reuniu representantes de unidades bioenergéticas, produtores rurais, pesquisadores e integrantes de empresas fornecedoras do setor, para discussão e troca de informações sobre a gestão eficiente do manejo da água e da fertirrigação em canaviais para o aumento de produtividade e longevidade.