Logo CNA

CNA debate impactos da legislação ambiental europeia para o Brasil
Forum abag green deal

Assunto foi tratado durante o Fórum Agro, promovido pela Abag

1 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (01/02/2023) – A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou, na terça (31), em São Paulo, do Fórum Agro: Brasil Protagonista, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

O evento teve dois painéis para debater os efeitos da nova legislação ambiental europeia na economia e no agronegócio brasileiro e a influência no cenário internacional. A diretora da CNA participou do painel sobre o tema “O que é o Green Deal e o que pode nos trazer de desafios”.

O Green Deal (Pacto Verde) prevê um conjunto de políticas e estratégias voltadas à descarbonização do bloco europeu.

Segundo Sueme Mori, a legislação antidesmatamento é unilateral e trata, entre outros pontos, da importação, pelo bloco europeu, de produtos originários de áreas desmatadas.

Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da CNA.

“Além de não fazer distinção entre desmatamento legal e ilegal, a medida tem o potencial de gerar desvio de comércio, já que países como o Brasil, que possuem grandes áreas de floresta, serão considerados de maior risco em relação a outros. A CNA e o agro como um todo são contra o desmatamento ilegal, até porque o Brasil tem uma legislação própria que é o Código Florestal”.

A diretora ressaltou que o momento é propício para o diálogo, principalmente para discutir ponto a ponto a legislação com foco nos requisitos impostos para o exportador brasileiro vender para o bloco.

“Precisamos discutir a documentação específica que será exigida pelos europeus de forma que não onere mais o produtor rural e a agroindústria brasileira, que já cumpre diversos protocolos internacionais. Temos que sentar à mesa, entrar nos detalhes e colocar nossa proposta porque, como foi dito aqui hoje, a maior parte dos produtos enviados para a União Europeia já possui algum tipo de certificação”.

O diretor do Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha, Ingo Meichers, o vice-presidente e coordenador do Comitê de Relações Internacionais da Abag, Ingo Plãger, e o ministro-conselheiro, chefe do setor Econômico e Comercial da Missão do Brasil junto à União Europeia, Elias Antônio de Luna e Almeida Santos, participaram do painel.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação