Logo CNA

CNA debate rastreabilidade e exportação de frutas
52760484529 93e3d32550 c

Tema foi abordado em reunião conjunta da Comissão Nacional de Fruticultura e Câmara Setorial do Mapa

7 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (07/11/2023) – A CNA promoveu, na terça (7), a reunião da Comissão Nacional de Fruticultura em conjunto com a Câmara Setorial do Ministério da Agricultura (Mapa) para discutir temas como exportações e rastreabilidade.

O encontro aconteceu durante o 28º Congresso Brasileiro da Fruticultura, em Pelotas (RS).

Na ocasião, a assessora técnica Letícia Fonseca e a consultora Luana Krieger apresentaram o projeto Agro.BR , voltado para a para internacionalização de pequenos e médios produtores.

Luana, que é a responsável pelo projeto na região Sul, destacou que a iniciativa busca diversificar a pauta exportadora e que frutas e derivados são setores prioritários do projeto.

Imagem

Ela explicou ainda como o produtor pode fazer para participar da iniciativa e falou sobre as oportunidades de comercialização no mercado internacional como missões, rodadas de negócios, feiras, entre outros. “Essa é uma oportunidade de conexões para os produtores rurais fazerem negócios”.

Para a presidente da Comissão de Fruticultura da CNA, Lígia Falanghe Carvalho, o projeto, assim como as demais iniciativas do setor, são braços para dar apoio aos produtores, principalmente os pequenos, para conseguirem exportar.

Imagem

"O Agro.BR e a atuação das instituições são essenciais para a internacionalização de frutas e produtos diferenciados, além de auxiliar no entendimento dos caminhos para exportação e do mercado".

A assessora técnica da comissão, Letícia Fonseca, abordou a rastreabilidade vegetal e mostrou materiais orientativos sobre o tema, entre eles, o Perguntas & Respostas sobre a Instrução Normativa Conjunta Anvisa e Mapa (INC 02/2018), que estabelece a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.

De acordo com Letícia, os materiais foram desenvolvidos como resultado da pesquisa ‘Estudo Rastreabilidade Vegetal’, feita pelas Comissões de Frutas e de Hortaliças e Flores da CNA ano passado para ouvir produtores rurais sobre rastreabilidade.

Imagem

“Muitos produtores não fazem a rastreabilidade por falta de conhecimento ou de exigência do fornecedor. Por isso é importante fazer esse material chegar a todos os elos da cadeia produtiva e orientar que a rastreabilidade é obrigatória.”

O Perguntas & Respostas está disponível no portal da CNA, no link https://cnabrasil.org.br/storage/arquivos/pdf/rastreabilidade-frutas-hortalicas.pdf

A CNA, por meio do seu Instituto, também disponibiliza o programa AgriTrace Vegetal para auxiliar os produtores rurais a fazerem a rastreabilidade de frutas e hortaliças. Para saber mais, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/rastreabilidade-vegetal

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas