Logo CNA

CNA apresenta pesquisa sobre rastreabilidade vegetal na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças
49735614497 dc934bcb48 c

Reunião foi realizada na terça (18) no Ministério da Agricultura

19 de outubro 2022
Por CNA

Brasília (19/10/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou, na terça (18), uma pesquisa sobre rastreabilidade vegetal na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os resultados obtidos na pesquisa de rastreabilidade vegetal realizada pela CNA foram apresentados pela assessora técnica da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Letícia Barony.

O estudo foi realizado a partir de formulários específicos para cada público-alvo, sendo produtores, distribuidores atuantes na cadeia e fornecedores de produtos e serviços às cadeias. Foram coletadas, no total 1.548 respostas.

Dentre os produtores participantes, 41,8% disseram saber o que é rastreabilidade e 13,8% indicaram que realizam rastreabilidade na produção. Destes, 74% apontaram que a adoção da rastreabilidade trouxe benefícios especialmente na gestão da propriedade. Cerca de 68,5% sinalizaram que não tiveram dificuldade para cumprir os procedimentos e registros exigidos pela normativa.

A assessora afirmou que o diagnóstico permitiu o mapeamento das percepções do setor, seus desafios e benefícios vivenciados pelos entes que realizam a rastreabilidade, bem como as razões que culminam na baixa adesão do setor à rastreabilidade.

“Posteriormente ao levantamento e análise das informações, estas serão utilizadas para nortear ações do Sistema CNA/Senar em prol da capacitação e apoio ao produtor para a adequação à rastreabilidade estabelecida no normativo, ações estas que serão trabalhadas conforme os níveis de entendimento à rastreabilidade identificados no diagnóstico”, destacou.

CNA participa de reunião na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças CNA participa de reunião na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças

Letícia sugeriu em reunião que cada instituição presente na Câmara Setorial, realizem um levantamento das ações e ferramentas já desenvolvidas, e que podem auxiliar no processo de adaptação à rastreabilidade, para que a Câmara possa trabalhar em estratégias de divulgação e efetividade das ferramentas.

Outro assunto apresentado em reunião foi a agenda estratégica da Câmara Setorial de Hortaliças, que vem sendo trabalhada para atualização das diretrizes de trabalho.

Na reunião, o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Manoel de Oliveira, explicou as diretrizes sugeridas, abordando temáticas como pesquisa desenvolvimento e inovação, defesa agropecuária e outros. O trabalho de atualização das diretrizes visa a organização e crescimento da cadeia. Em sua apresentação, Manoel pontuou a importância do acompanhamento continuo da Câmara Setorial e instituições presentes, em temas transversais, como crédito e seguro rural, defesa vegetal e outros.

Na pauta do encontro, outros temas relevantes para o setor também foram debatidos, como as normativas de fomento às Boas Práticas Agrícolas ( Portaria nº 337/2021 e Portaria 448/2022 ) e Produção Integrada; as atualizações sobre a implementação da Instrução Normativa Conjunta (INC) 02/2018, do mapa e da Anvisa, que dispõe sobre rastreabilidade de produtos vegetais frescos destinados ao consumo humano; e a proposta de regulamentação para a cadeia produtiva de fungicultura.

Saiba mais sobre as ações do Sistema CNA/Senar:

1- Cartilha - Como Implementar a Rastreabilidade e ter Segurança Jurídica

2- Curso EaD Senar - Boas Práticas na Produção Vegetal

3 - Informações em vídeo sobre Sistema Agritrace Rastreabilidade Vegetal, caderno de campo, registro de lotes, fiscalização e monitoramento

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação