Logo CNA

Campo Futuro debate melhoria da gestão na propriedade rural
Circuito

Eventos do Circuito de Resultados vão ser realizados nas 5 regiões do país

5 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (05/09/2023) – O “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nas cinco regiões, vai debater a melhoria da gestão da propriedade rural e divulgar os custos de produção de grãos, cana-de-açúcar, cacau, café e pecuária de corte e de leite.

Os eventos serão realizados durante o mês de setembro, em Carazinho (RS), Maceió (AL), Goiânia (GO), Caconde (SP) e Altamira (PA), com o apoio das Federações estaduais de agricultura e pecuária e das instituições de pesquisas parceiras do projeto. O principal objetivo da iniciativa é aumentar a eficiência produtiva no campo.

A programação dos encontros conta com apresentações sobre análises de custos de produção e informações relacionadas às perspectivas de mercado, gestão comercial, bioinsumos e controle biológico em culturas agrícolas, gestão de riscos e financiamento privado, estratégias de comercialização e proteção de preços, entre outras.

O projeto Campo Futuro é uma iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos de produção da agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural.

Em 2023 foram realizados 133 painéis para coleta de informações, em 115 municípios brasileiros, com a presença de cerca de 1,5 mil pessoas, incluindo produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos, cooperativas, associações e Federações de agricultura e pecuária.

Neste ano, foram levantados os custos de produção de 34 atividades, divididas entre cereais, fibras e oleaginosas (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo), frutas (mamão, cacau e banana), hortaliças (alface, cebola, batata e pimentão), silvicultura (pinus, eucalipto e borracha), café (arábica e conilon), pecuária de leite, avicultura (corte e postura), suinocultura (independente e integrado – UT e UPL), aquicultura (tilápia, pangassius e camarão) e pecuária de corte (sistemas de cria, recria, recria e engorda e confinamento).

Confira a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:

12/09 – Grãos/Carazinho (RS) - Terá transmissão pelo Youtube da Farsul
13/09 – Cana/Maceió (AL)
14/09 – Pecuária de corte e de leite/Goiânia (GO)
19/09 – Cacau/Altamira (PA)
20/09 – Café/Caconde (SP)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte