Logo CNA

Minas Gerais

ATeG SENAR MINAS: Programa chega a apicultores e piscicultores em 2019

Objetivo é trabalhar com várias cadeias do agronegócio.

27 de novembro 2018

Por: SENAR MINAS

Em reunião na sede do Senar Minas em Belo Horizonte nesta quarta-feira (21), representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) trataram com o coordenador de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar , Luiz Ronilson Araújo Paiva, a respeito do início do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a apicultores e piscicultores do Norte de Minas.

Também apoiadoras da iniciativa, a Associação dos Apicultores de Bocaiúva (Apiboc) foi representada na reunião por Júlio César Pereira, e a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) por seu presidente, Luciano Fernandes. A essa iniciativa também se soma o apoio das prefeituras de Ubaí, Brasília de Minas e Pintópolis.

Reunião SENAR MINAS para ATeG - BH - novembro 2018

O coordenador de FPR do Senar Minas, Luiz Ronilson (de costas), e parceiros, reunidos em Belo Horizonte

Em 2019, a assistência técnica e gerencial do Senar Minas vai chegar a mais cadeias além do café, onde já é um sucesso. As primeiras serão da apicultura e piscicultura, e a seleção dos técnicos de campo e de municípios a serem atendidos deve ser feita ainda este ano. A metodologia utilizada será a mesma usada com os cafeicultores, desenvolvida pelo Senar Central.

Alex Demier, analista em desenvolvimento da Codevasf, adiantou que serão formados um grupo de piscicultores, com até 30 membros, e três grupos de apicultores, somando aproximadamente 90 produtores. Os municípios neste caso devem ser cerca de 54, mas ainda estão em definição. “Estamos muito animados, porque a assistência técnica é um gargalo na apicultura”, comentou.

De acordo com Rodrigo Rodrigues, superintendente da Codevasf, serão selecionados pequenos produtores apícolas que nunca receberam assistência técnica e que tenham interesse em fazer parte. Para ele, essa nova parceria estreita ainda mais as relações entre as entidades: “Nossa parceria é forte e se complementa – enquanto a Codevasf dá aos produtores infra-estrutura de produção e beneficiamento, o Senar capacita e dá assistência técnica”, explica o gestor.

Com todas as ações previstas, os produtores terão ganhos em produtividade e incremento de renda, conforme Luiz Ronilson: “a proposta é uma possibilidade de ganho muito grande, pela capilaridade e força das duas entidades somando forças para atender ao produtor da região”. O programa ainda conta com a colaboração do gerente regional Dirceu Martins, do Escritório Regional do Senar em Montes Claros, que abrange boa parte da área onde estão estes produtores.

Matérias Relacionadas