Logo CNA

Minas Gerais

ATeG: Programa chega a caprinocultores de São Domingos do Prata (MG)

7 de fevereiro 2020

Por: SENAR MINAS

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) chegou esse ano a 30 caprinocultores de São Domingos do Prata, na Região Central de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação dos Apicultores de São Domingos do Prata (AAPISPRATA) e a Capril Milkabras. Desde o ano passado, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg / Senar Minas vem sendo ampliado: em 2019, o programa, que antes era destinado apenas ao café, passou a atender 10 cadeias do agronegócio.

O lançamento do programa, que será piloto no estado, foi realizado em janeiro, no Parque de Exposição Paullo Rolla Perdigão, e contou com a participação de autoridades locais, representantes das entidades parceiras, além do gerente regional de Viçosa, Marcos Reis, que apresentou o programa aos presentes. O trabalho terá duração de dois anos e o início das atividades está previsto para março deste ano.

Programa ATeG - Caprinocultura - São Domingos do Prata - SENAR MINAS - janeiro 2020

“O ATeG para caprinocultores de São Domingos do Prata tem um diferencial interessante, porque muitos deles estão iniciando a atividade do zero, como alternativa a outras culturas já trabalhadas nas propriedades. Portanto, iniciarão as atividades dentro das técnicas corretas, focando a gestão e visando lucratividade, por meio de uma utilização eficiente e eficaz dos recursos, para aumentar a produtividade e qualidade dos produtos resultantes”, avalia o gerente.

Marcos também citou outros dois pontos que serão importantes para o desenvolvimento do programa: “Um deles é a criação da Associação dos Criadores de Cabras e Ovinos (ACCOV), que irá trabalhar de forma conjunta as decisões, compras e também a possibilidade da venda dos produtos. Além disso, também existe a pretensão de, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sistema Faemg / Senar Minas , transformar o Parque de Exposições da cidade em um Centro de Excelência em Caprinocultura do estado de Minas Gerais, e quiçá do Brasil”, conta ele.

Sobre o Programa ATeG

Criado em 2013 pelo Senar Nacional, o Programa ATeG leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção e é direcionado a quem nunca recebeu assistência técnica regular e tem duração de dois a quatro anos.

Em 2019, o ATeG atendeu 3.951 propriedades e a expectativa para 2020 é atender cerca de 10 mil propriedades em Minas Gerais.

Matérias Relacionadas