Logo CNA

Minas Gerais

ATeG: Conhecimento e mais tecnologia nos apiários do Norte de Minas

19 de maio 2022

Por: SENAR MINAS

Mais de 450 apicultores, associações e sindicatos rurais de municípios do Norte de Minas participaram do Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e AgroNordeste, por meio da regional do Sistema FAEMG em Montes Claros, no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde. Foram seis palestras para aprimorar o trabalho, apresentar resultados e levar novos conhecimentos sobre a produção de mel, que cresce na região a cada ano.

“É muito importante reunir os apicultores da região para trocar informações e tecnologias. Apresentamos novamente o Projeto de Melhoramento Genético, que vai ajudar a crescer e dar mais qualidade à produção dos apiários. Em pouco tempo, o Norte de Minas tomará uma posição de destaque na produção de mel no país devido a essa formalização e profissionalização da atividade, com o apicultor tendo acesso ao que há de mais atual na apicultura”, destacou o gerente regional, Dirceu Martins.

Melhoramento genético foi o primeiro tema apresentado no Dia de Campo. O consultor master do ATeG Apicultura, Arnaldo Maurício Correa, mostrou resultados já mensurados do projeto, que percorreu várias cidades de Minas, fazendo a substituição de abelhas-rainhas com o objetivo de melhorar o rendimento dos apiários.

ATeG: Conhecimento e mais tecnologia nos apiários do Norte de Minas - SENAR MINAS

“O Dia de Campo fechou a primeira etapa do Projeto de Melhoramento Genético. Realizamos sete eventos na região. Neste, apresentamos mais informações para complementar o conhecimento sobre o tema e outras necessidades da cadeia. O bacana que muitos aqui, que não puderam participar dos outros eventos na região, chegaram com perguntas novas, o que também ajudou a sanar dúvidas de todos”, afirmou Arnaldo.

Apicultores do Programa ATeG presentes no evento receberam abelhas-rainhas virgens e realeiras que foram produzidas pelo projeto de melhoramento genético. O produtor Geovane Nobre dos Santos, de Ubaí, foi um dos beneficiados. Com as novas rainhas em mãos, ele já faz planos para o futuro, para seguir crescendo na profissão.

“A apicultura é hoje para mim uma atividade econômica muito boa. Este projeto ajudará muito a melhorar a produção. Já estou planejando para ano que vem ter mais caixas, produzindo a partir dessas novas abelhas-rainhas. Desde que o ATeG chegou, melhorou muita coisa, porque eu mexia na atividade sem muito conhecimento. Hoje tenho o técnico próximo, ensinando tudo. Tenho a expectativa de chegar a 200 quilos neste ano. Antes não passava de 80”, lembrou.

Troca de experiências

A Associação Pontense dos Apicultores e Melinopicultores (APAM) mostrou um pouco da sua experiência de atuação associativista para destacar a importância de um trabalho conjunto em prol do crescimento da cadeia produtiva. A APAM conta com mais de 120 associados e está presente em seis municípios, com boa parte da produção já inserida em programas estaduais e federais da merenda escolar e contando com selos de comercialização.

“Nosso objetivo é gerar renda com sustentabilidade, trabalhando para fixar este produtor rural no Norte de Minas. Por meio do Sistema FAEMG, do ATeG, conseguimos aumentar a produção e a qualidade do mel desses apicultores. Mostramos hoje que é possível ter uma estrutura organizada e viabilizar a comercialização dos produtos”, afirmou a presidente da APAM, Genilza Mendes Ribeiro.

ATeG: Conhecimento e mais tecnologia nos apiários do Norte de Minas - SENAR MINAS

Para a coordenadora do Programa ATeG Apicultura do Sistema FAEMG, Paula Lobato, a troca de experiências e conhecimentos nunca é demais, sendo primordial que os apicultores se mantenham sempre atualizados para crescer na atividade. “A grande importância é trazer os assuntos do cotidiano e os desafios para discutir as principais soluções. É uma forma de promover atualização técnica, comercialização dos produtos, trocar informações e divulgar o trabalho”.

Na plateia do Dia de Campo, estiveram presentes muitos apicultores que entrarão, a partir do segundo semestre, para o Programa ATeG. Este é o caso de 40 produtores da cidade de Porteirinha, que aproveitaram o momento para tirar dúvidas para evoluir seus apiários.

“A apicultura já representa uma grande importância para Porteirinha. Viemos em busca de conhecimento e desenvolvimento. Esperamos que estes apicultores se capacitem, aprendam boas práticas e consigam ampliar o mercado. Hoje produzimos cerca de 50 toneladas de mel por ano”, comentou a agente de Desenvolvimento e coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor de Porteirinha, Tatiane Laís Lopes.

Depoimentos

“A região tem grande potencial para apicultura, até em função da produção resistir mais à seca e escassez hídrica. Então, essa união das entidades tem fortalecido muito a cadeia porque cada uma traz a sua expertise e agrega ações importantes. O que muda uma região é o conhecimento. Este tipo de evento é fundamental para a troca de experiências e para as instituições trazerem novas informações para capacitar os produtores para que, cada vez mais, produzam da melhor forma possível.” – Alex Demier, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf e palestrante do evento

“Este evento ajuda na geração de renda para os produtores. Não deixo de participar, porque sei que pode alavancar cada vez mais a produção rural do município e fazer com que o recurso se desenvolva dentro da região. Temos uma produção rural ativa, por meio de diversos parceiros, como o Sistema FAEMG. Nós já ganhamos alguns kits de apicultura, via emendas parlamentares, para iniciar este trabalho de capacitação por lá. Temos apicultores amadores e queremos profissionalizá-los.” - Ana Pereira Neta, prefeita de Botumirim, que acompanhou 15 apicultores da cidade no Dia de Campo

ATeG: Conhecimento e mais tecnologia nos apiários do Norte de Minas - SENAR MINAS

“O evento me fez lembrar do início da apicultura no Norte de Minas. Antes era um trabalho individual. Com o decorrer do tempo, houve crescimento e mais parceiros chegaram em prol do desenvolvimento da apicultura regional. A assistência técnica é que vai levar conhecimento e tecnologia para o apicultor melhorar sua produtividade, rendimento e bem-estar.” - Fernando Chaves Mendes, coordenador técnico da Regional Montes Claros da Emater

O projeto AgroNordeste é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Sistema CNA/SENAR. Em Minas Gerais, o AgroNordeste é desenvolvido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com os Sindicatos Rurais.

Matérias Relacionadas