ATeG 10 Anos – Os técnicos: profissão que inspira
Veja a história de Leonir Vicente, técnico de campo em Mato Grosso do Sul
Brasília (15/07/2023) – Leonir Aparecido Faustino Vicente, 47 anos, vem de uma família de produtores de Anhanduí (MS), mas só depois de muito tempo decidiu se dedicar à atividade rural.
“Venho de família de produtores, nasci praticamente dentro da fazenda dos meus avós, mas por uma série de questões, hoje não temos mais propriedade rural.”
Leonir trabalhava em uma empresa em Campo Grande quando ouviu falar do Senar. Em 2019, ingressou no curso técnico em Bovinocultura de Corte e, em meio às aulas, descobriu sua vocação. Foi quando decidiu entrar para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar como técnico de campo.
“Dentro do curso que descobri a ATeG e percebi uma oportunidade ali, lembrando do que tinha acontecido com minha família. Pensei que seria uma boa ingressar para ajudar os produtores a não deixar acontecer o que aconteceu com a minha família no passado”, diz.
Já se passaram quatro anos desde que tudo começou e hoje Leonir atende 27 propriedades rurais nos municípios de Jaraguari, Rochedo, Campo Grande e Corguinho.
“Minha qualidade de vida melhorou muito porque, como técnico, consigo dar um conforto melhor para minha família. Sou muito grato ao Senar por mudar também minha vida.”
Casado com a pedagoga Adriana e pai de Guilherme, 15, e Bianca, 11, Leonir diz que apesar de ficar muito ausente, a família admira o seu esforço e o trabalho no campo serve de inspiração. "Meu filho Guilherme quer terminar o ensino médio, fazer o curso Técnico Agropecuário do Senar e depois entrar numa faculdade de Zootecnia. Se Deus quiser ele vai ingressar na área rural também."
O técnico de campo destaca a importância do Senar para o produtor rural e afirma que a assistência técnica transforma o sonho em realidade, além de contribuir para a permanência das famílias no campo.
“Fazer a gestão da propriedade, um dos pilares da ATeG, é de suma importância porque o produtor consegue ver de forma mais clara o resultado do negócio. E uma vez que ele tenha o custo real, a gente consegue tomar decisões e fazer um planejamento de maneira mais assertiva e rápida.”
Para o futuro, Leonir planeja melhorar seu conhecimento fazendo um curso superior para permanecer como técnico do Senar e quem sabe, arrendar um pedaço de terra para voltar às origens.
“Ainda é um sonho distante, mas eu quero sim, com certeza, arrendar um pedaço de terra e fazer minha própria pecuária.”
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte