Logo CNA

Assistência Técnica e Gerencial do SENAR poderá contribuir com projetos de irrigação
Abre 78 0 73931400 1515061074

Reunião com representantes da Codevasf debateu possibilidade de parceria entre as entidades

28 de setembro 2016
Por Senar

A metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - que já atua em 60 mil propriedades do Brasil e conta com 2,5 mil técnicos - também poderá auxiliar projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A possibilidade de parceria entre as duas entidades foi debatida em uma reunião nesta quarta-feira (28/9), na sede do SENAR Brasil, em Brasília.

A proposta foi apresentada ao secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, pelo secretário executivo da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Frederico Calazans. A ideia é oportunizar a ATeG do SENAR para pequenos produtores de frutas que não contam com assistência técnica e precisam desse serviço para produzir e ter rentabilidade.

Frederico Calazans

Calazans informa que a assistência técnica foi interrompida em vários projetos de irrigação e esses produtores ficaram desamparados. Segundo ele, é preciso desenvolver um programa que permita a emancipação e um “desmame” da assistência técnica que é oferecida atualmente, considerada insuficiente.

“Esses projetos de irrigação são responsáveis pela exportação de frutas, como manga, mamão e limão. Além disso, sem assistência técnica temos sérios riscos de perder mercados, por falta de um controle fitossanitário, pois estamos sendo inoculadores de pragas, como a mosca-da-fruta. Precisamos arranjar uma saída e sabemos que o SENAR vem desenvolvendo boas práticas nessa área”, declara.

Durante o encontro, Daniel Carrara explicou a estrutura de ATeG do SENAR e ressaltou a importância que o tema tem para a entidade através da apresentação do Programa Especial de Agricultura Irrigada.

“O nosso programa tem três vertentes: ensinar o produtor a operar, ensinar a gerir perímetros irrigados e a participar dos Comitês de Bacias. Temos técnicos de ATeG que atuam na área da fruticultura e outros que já foram para Israel, Estados Unidos e Espanha aprofundar conhecimentos em irrigação. Essa área é uma das prioridades da casa e estamos preparados para isso”, garante Daniel Carrara.

Daniel Carrara

Também participaram da reunião o coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira; o assessor técnico do DEPS, Mauro Muzell Faria; e a gerente da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Andréa Cruz Sousa.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Wenderson Araújo
(61) 2109-4141
senar.org.br
canaldoprodutor.tv.br
facebook.com.br/SENARBrasil
twitter.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas