Notícias
CNA integra Conselho Latino-Americano da Água
Colegiado se reuniu pela primeira vez na terça (6), durante o Fórum Brasil de Águas, em Foz do Iguaçu (PR)
Brasília (07/08/2024) – A CNA participou da primeira reunião do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), na terça (6), durante o Fórum Brasil de Águas, em Foz do Iguaçu (PR).
A reunião discutiu a estrutura e a governança do Conselho, criado para incentivar o desenvolvimento sustentável e promover políticas públicas para proteção da água, além de instituir uma modelagem para o intercâmbio de boas práticas.
A assessora de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, acompanhou a reunião, que a confederação está como membro associado, e colocou o Sistema CNA à disposição para trabalhar tecnicamente todos os temas ligados ao setor dentro dos grupos técnicos que serão formados.
“Vamos trabalhar em todas as discussões que envolverem o uso da água no setor agropecuário para produção de alimentos. O Conselho terá cinco grandes temas, e dois estão ligados diretamente com nosso setor, um é a agricultura e o outro a revitalização e recuperação de bacias, e nós vamos estar fortes dentro dessas temáticas como membros associados.”
O CLAA foi lançado em novembro de 2023 durante o Fórum Latino-Americano da Água, em Aracaju (SE), e foi instalado em maio deste ano, durante o 10º Fórum Mundial da Água em Bali, na Indonésia.
Fórum - Jordana explicou que durante a programação do Fórum Brasil das Águas, os órgãos reguladores de recursos hídricos também discutiram, entre outros temas, as plataformas da Agência Nacional de Águas (ANA) para integrar cada vez mais a gestão de água no Brasil.
“Isso é extremamente importante para o nosso setor e para o usuário de forma geral, porque significa celeridade na análise dos processos e segurança, a partir do momento que tem mais dados e informações para fazer a gestão”, ressaltou.
O Sistema Faep/Senar também participa do evento com um estande, apresentando as ações do agro no estado. O produtor rural e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Água da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Aristeu Sakamoto, disse que o fórum está sendo muito produtivo para o agro.
“Estamos interagindo com comitês de bacias e colocando nossa posição principalmente em relação à Política Nacional de Recursos Hídricos e os dispositivos da lei referente à cobrança pelo uso da água e vários outros instrumentos de gestão que ainda não estão funcionando como esperado.”
A programação do Fórum segue até sexta, 9 de agosto.