Notícias
Visitantes da Expointer conhecem as ações do Sistema CNA/Senar
Quem passou pelo estande do Sistema assistiu palestras e degustou vinhos e queijos artesanais
Esteio (RS) – No primeiro dia de palestras no estande da CNA e do Senar na 45ª edição da Expointer, em Esteio (RS), os visitantes da feira agropecuária conheceram as ações do Sistema e participaram de degustações de vinhos e queijos artesanais.
O assessor de Relações Internacionais da CNA, Matheus Andrade, apresentou os principais projetos da entidade com foco na internacionalização do agro brasileiro, como o programa de Intercâmbio AgroBrazil e o projeto Agro.BR, além de ações nas áreas de promoção e inteligência comercial e defesa de interesses do setor no comércio exterior.
Em seguida, a assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, abordou os principais pontos dos selos Arte e Queijo Artesanal e a importância deles para a agregação de valor dos produtos. “Esses selos são um diferencial. O consumidor tem acesso a produtos de qualidade, que têm história e que são feitos com boas práticas”, disse.
Já a coordenadora de Projetos do Senar, Luana Frossard, falou sobre a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria Artesanal, que atende 11 atividades produtivas, entre elas cana-de-açúcar, azeite de oliva, derivados de lácteos e vegetais, panificação, pescado e produtos apícolas, em 21 estados do país.
O estudante de Gestão do Agronegócio do Instituto Federal Farroupilha, Maurício Peixoto, do município de Júlio de Castilhos (RS), assistiu as três palestras e destacou os projetos que beneficiam o pequeno produtor, como a ATeG. “As ações da CNA e do Senar são ferramentas que nós gestores precisamos para auxiliar os pequenos produtores”.
Para Alexandre Matias, também de Júlio de Castilhos (RS), a palestra sobre os selos Arte e Queijo Artesanal foi interessante uma vez que esses selos têm permitido ao pequeno produtor levar os seus produtos para outros estados, expandido sua comercialização.
A programação do estande também contou com uma degustação de vinhos tinto, branco e rosé e espumantes, organizada pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha. As bebidas são produzidas por pequenos e médios produtores da região.
Na degustação, a sommelier Alana Foresti harmonizou as bebidas com nozes pecan do produtor René Cantelli, de Bento Gonçalves (RS). A empresa Pecantelli participa do Projeto Agro.BR e deve começar a exportar em breve para países árabes.
“A ideia da harmonização é acentuar as características positivas do alimento e da bebida e unir esses sabores. A degustação foi muito importante para conhecer os vinhos que são produzidos aqui”, disse Alana.
Além de sommelier, Alana também é produtora de vinhos em Pinto Bandeira (RS) e iniciou a ATeG Agroindústria do Senar e já recebeu a primeira visita do técnico na propriedade.
Lorena Prux, de Esteio (RS), participou da degustação e falou da importância da harmonização de vinhos com alimentos. “Às vezes a gente tem um vinho em casa e não sabe como degustar ou harmonizar, então foi muito proveitoso”, destacou.
Os visitantes do estande do Sistema CNA/Senar na Expointer ainda tiveram a oportunidade de provar os queijos Colonial, Maturado 90 dias e Colonial com Vinho, do produtor Diego Perosa, de Iraceminha (SC), que foi um dos finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Queijo. Os produtos da queijaria Perosa possuem Selo Arte.
O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Nelson Andrade, e o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, visitaram o estande da CNA e do Senar.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte