Mato Grosso
Vendas da Natural do Campo aumentaram 50% em relação a 2021

Valor arrecadado chegou a R$ 50 mil com vendas de produtos
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Em três edições realizadas em 2022, os 25 pequenos produtores rurais participantes da Feira Natural do Campo comercializaram juntos cerca de R$ 50 mil. O valor foi arrecadado a partir da venda de aproximadamente cinco mil itens produzidos por produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

De acordo com o supervisor da ATeG, Thiago Salapata, houve um incremento de 50% a mais nas vendas em relação as edições de 2021. “Sem dúvidas, todos saíram felizes: o produtor que conseguiu vender um produto com valor agregado e o consumidor que conseguiu comprar um produto fresco com um valor menor que no mercado”, destacou.
Segundo levantamento realizado ao longo dos eventos, por volta de duas mil pessoas passaram pelas feiras que aconteceram no estacionamento do Pantanal Shopping, entre os meses de novembro e dezembro deste ano. Dentre elas, esteve a consumidora Carla Souza que esteve acompanhada da família e aproveitou para conhecer mais sobre o Senar-MT. “Da primeira vez vim para conhecer e hoje voltei para comprar. Os preços estão muito bons e já estou levando frutas para casa”.
Elicássia Jaudy, participou apenas da última edição da Feira e aprovou a iniciativa. “Compramos queijos, doces, salames. Os preços estavam muito bons, o ambiente agradável e gostei muito de ter vindo” destacou.
A Feira Natural do Campo foi realizada pela primeira vez em 2021, em sete edições. Ela foi uma oportunidade dos produtores atendidos pela ATeG do Senar-MT de comercializarem seus produtos diretamente com os consumidores e envolveu um extenso planejamento. “A organização envolveu uma série de processos como a infraestrutura, logística, parceria com outras equipes e empresas, alinhamentos com o Shopping, tudo para atendermos o objetivo de possibilitar esse contato entre produtor e consumidor”, avaliou a analista da ATeG, Tamirys Fernanda.
A ATeG atingiu em 2022 a marca de cinco mil propriedades atendidas em todo o estado. Pelo programa, produtores de quatorze cadeias produtivas recebem orientações de técnicos de campo credenciados, sem custo. O auxílio contribui para a melhoria da produtividade nas propriedades rurais e consequentemente aumenta a renda do produtor.
Com a palavra produtor

“Já trabalho com abelha há cinco anos e hoje já temos 200 caixas. Além de vender os produtos, estamos nos tornando conhecidos e aumentando a nossa clientela”, afirmou o produtor rural Germano Ferreira de Nossa Senhora do Livramento, que comercializou mel durante a Feira Natural do Campo.

“Tivemos uma repercussão além do que esperávamos, porque conseguimos vender todos os nossos produtos em uma das edições do evento. Achamos a oportunidade muito interessante e esperamos que tenham mais feiras no ano que vem”, afirmou o produtor rural e agrônomo Cleonir Andrade de Chapada dos Guimarães, que comercializou derivados de mandioca durante a Feira Natural do Campo.

“Começamos a participar da Feira neste ano e trouxemos os nossos arranjos, nossas plantas e foi uma forma das pessoas conhecerem o nosso trabalho. Também sou atendida pela ATeG e acho legal ter um técnico para te ajudar em algumas questões. Temos um suporte e é essencial essa parceria”, destacou Helena Alves de Tangará da Serra, que comercializou cactos e suculentas durante a Feira Natural do Campo.

Matérias Relacionadas

Senar cria painel para monitorar atendimentos no país
Ferramenta vai acompanhar em tempo real as ações da instituição

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Visitantes da AgroBrasília conhecem ações do Sistema CNA/Senar
Evento ocorre até sábado (27)

Dia de campo marca lançamento do projeto de produção de goiaba enxertada do BRS Guaraçá
Evento faz parte da programação do projeto da rota da fruticultura alagoana

Senar/AL e Embrapa discutem parceria para beneficiar os produtores do Canal do Sertão
Projeto deve oferecer capacitação continuada para produção de hortaliças

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT

Produtores de morango atendidos pela ATeG do Senar movimentam economia no Sul de Minas
Na região, apenas 25 municípios representam mais de 60% do cultivo nacional da fruta

Família triplica produção de hortaliças com ATeG do Senar
Com atendimento, casal amapaense corrigiu erros e passou a produzir mais

Artesãs aprendem a confeccionar bonecas de pano e aumentam renda
Confecção de bonecas de pano tem sido uma alternativa de renda para moradoras de Mato Grosso

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT