Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Transformando Vidas: Em Coxim, alunos recebem certificados de conclusão de cursos do Senar/MS
Coxim

Ao todo, foram entregues aproximadamente 100 certificados

18 de dezembro 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Ana Brito

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem, em parceria com o Sindicato Rural de Coxim, a 250 quilômetros de Campo Grande, realizou nessa quinta-feira (13) a entrega de certificados de aproximadamente 100 cursos de capacitação realizados entre janeiro a novembro de 2018.

Durante o evento, o supervisor regional do Senar/MS, Eduardo Maia, falou da importância da capacitação para o desenvolvimento do agro. “É muito bom ver essa casa cheia de pessoas que viram no agro uma oportunidade de crescimento profissional. Em um ano foram mais de 1,2 mil pessoas capacitadas”.

Maia falou também das iniciativas do Sistema Famasul, em parceria com o sindicato. “Aqui, no município, são 35 produtores rurais atendidos pelo ATeG, nas vertentes Mais Inovação, Mais Leite e Hortifrúti Legal. O programa Agrinho, iniciativa que valoriza o trabalho do homem do campo junto à cidade, beneficia mais de 4,2 mil alunos em 11 escolas da rede pública de ensino de Coxim”.

O diretor do Sindicato Rural de Coxim, Johnny Guerra Gai, destacou a relevância do setor produtivo para o município. “O agro é o carro chefe da economia brasileira e o MS é uma potência na produção de grãos, resultando em um leque de oportunidades na profissionalização do setor. Agradeço aos alunos pelo esforço e pela dedicação”.

Em seguida, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique Ferreira da Silva, afirmou: “Hoje é notório o agro ajuda no desenvolvimento econômico e social do país. Somos muito privilegiados, mesmo quem não atua no agro”.

Participaram do evento, o presidente do Sindicato Rural de Coxim, Mário da Fonseca Pires da Silva; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coxim, Flávio Duarte; o mobilizador do Sindicato Rural de Coxim, Eduardo Ferreira Coutinho; Patrícia Carvalho, representando a Secretaria de Educação do município de Coxim; as diretoras de escolas: Daniela Arruda, Daniela de Pauta, Carla Batista, os diretores do sindicato: Junior Valvassori, Jorge Antônio Gai, Ivo Jardim Toigo.

Transformando Vidas – A aluna Roseli Batista dos Santos, de 47 anos, conseguiu, após a capacitação do Senar/MS, uma renda extra para sua família. “Eu fiz o curso de pães e salgados e de alimentos saudáveis. Aqui, eu me sinto em casa. Hoje, por exemplo, eu vendo doces que aprendi fazer aqui”.

Para o trabalhador rural, Adriano Mariano de Souza, de 21 anos, o Senar/MS melhorou seu perfil profissional. “Fiz o curso de hidroponia, com técnicas que fogem da horta contemporânea, trazendo maior rentabilidade, custos melhores e produtos de melhor consumo. Sempre que eu posso eu tento melhorar e esses cursos me ajudam”.

Além da certificação dos alunos do Senar/MS, os alunos e professoras de escolas do município receberam uma medalha referente à participação regional do programa Agrinho deste ano.

Matérias Relacionadas