Logo CNA

São Paulo

Técnicos do Senar-SP se reúnem para tratar da implantação do projeto de Assistência Técnica e Gerencial
Reuniao A Te G 14abr23 banner

Neste mês começa a etapa de sensibilização junto a produtores rurais paulistas

14 de abril 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Foi dado o pontapé inicial para o início das sensibilizações do projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar-SP) irá levar a produtores rurais de todo o Estado. Reunião realizada ontem de modo virtual teve a participação dos técnicos de campo que irão atuar junto aos produtores. Participaram também os integrantes da equipe de implantação do projeto, além de técnicos da Formação Profissional e de Promoção Social do Senar-SP, para passar aos técnicos de campo o direcionamento para essa fase inicial do projeto.

O ATeG atenderá produtores de cinco cadeias produtivas: Apicultura, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura, Fruticultura Perene e Olericultura. O objetivo é levar aos produtores a aplicação de tecnologia com técnicas de gestão visando a adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores e aumento do desempenho produtivo/gerencial, com sustentabilidade da atividade como um todo e foco também em sucessão familiar.

“No ATeG a sensibilização é imprescindível para se identificar os produtores com o perfil desejado, para que as ações de assistência possam atingir resultados”, destacou Jair Kaczinski, gerente técnico do Senar-SP. A sensibilização está tendo início junto a produtores de 30 sindicatos rurais participantes do projeto piloto de implantação do ATeG.

Após a sensibilização e seleção dos produtores em que as ações do ATeG serão trabalhadas, a atuação dos técnicos de campo ocorrerá por meio de visitas mensais e o programa terá uma duração total de dois anos e três meses para cumprir toda a programação, que envolve diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

O Superintendente do Senar-SP, Mário Biral, ressaltou a vocação da instituição na formação profissional dos produtores. “É preciso criar novos hábitos no produtor para que ele faça o gerenciamento da sua propriedade, para que pense em todo o contexto das questões econômicas da sua produção. Para que ele tenha resultados que o incentivem a permanecer trabalhando na terra”, apontou.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, celebrou a implantação do ATeG pelo Senar-SP: “É uma tarefa extremamente honrosa termos esse projeto no estado, para que possamos manter o trabalhador no campo. Essa ação de capacitação, de agregar conteúdo na gestão das propriedades, vai mudar o perfil do produtor rural e proporcionar ainda mais o avanço da produtividade”, disse.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas