Logo CNA

Rio Grande do Norte

Técnico de campo do SENAR/RN utiliza método simples para repassar conhecimento à família de produtor
Whats App Image 2021 08 17 at 10 28 05 2

18 de agosto 2021

A parte gerencial tornou-se mais fácil para os produtores rurais atendidos pelo técnico de campo do AgroNordeste – Assistência Técnica do SENAR/RN, Siderley Andrade. Para repassar o conteúdo que faz parte da parte gerencial do projeto, o técnico de campo adotou uma metodologia simples – utilizando cartazes com as informações essenciais como o cálculo do preço da venda e o custo da produção.

“Vejo que os produtores assimilaram melhor, pois, eles visualizam na primeira parte, eu faço uma teoria do que significa o COE, COT e CT com ênfase na importância da viabilidade, da eficiência e da competitividade”, disse Siderley, que ainda comentou que depois aplica os cálculos das receitas e das despesas da própria propriedade, buscando a realidade diária nos diversos segmentos da propriedade.

Siderley atua na cadeia produtiva Avicultura em diversos municípios do RN. Para ele, a metodologia aplicada foi um avanço tanto para o produtor quanto para o técnico que vislumbrou adaptar a realidade de cada um dos seus produtores. “Na minha concepção há um avanço porque os produtores vão destrinchando os exemplos, citando os gastos fixos e os variáveis e até citando onde pode diminuir em algum quesito para ter uma economia futura”, pontuou.

A gerente da Assistência Técnica do SENAR/RN, Izaura Sales, destacou a criatividade e proatividade dos técnicos em ensinar os nossos produtores os aspectos gerenciais “Um orgulho. O entendimento do produtor quanto a importância do registro da sua receita/despesa é algo que estamos trabalhando fortemente nos atendimentos, o exemplo de Siderley é fundamental para que a metodologia ATEG tenha bons resultados”.

Com a participação ativa da família na gestão da propriedade, o técnico de campo avaliou que os resultados estão melhorando “Muito positivo, pois com essa prática a uma conversa menos técnica e mais contemplativa, há uma fixação melhor dos resultados obtidos, com um olhar mais crítico, positivo do planejamento, e, assim, estamos atuando com mais gestão e anotações”, disse.

Whats App Image 2021 08 17 at 10 28 04

Matérias Relacionadas