Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar-SC forma mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócio em Canoinhas
SITE VEJA TAMANHO 10

A capacitação teve início em março 2020

15 de março 2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, formou no último fim de semana, a segunda turma do curso Técnico em Agronegócio, na cidade de Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense. Os 12 formandos da turma 2020/2021 receberam os certificados de colação de grau no Restaurante Doces & Fricotes em uma solenidade que contou com a presença de familiares, diretores do Sistema Faesc/Senar, Sindicato do Produtores Rurais, coordenadores, tutores e demais autoridades. A capacitação teve início em março 2020. Além da colação de grau, a solenidade também contou com homenagens e jantar de confraternização.

O assessor jurídico da Faesc e representante do Sistema Faesc/Senar, Clemerson José Argenton Pedrozo, lembrou o esforço e o empenho tanto de coordenadores e tutores do curso, bem como dos alunos que tiveram que enfrentar a pandemia do Coronavírus durante todo o período letivo. “Muitas aulas que deveriam ser presenciais tiveram que ser adaptadas para o modo virtual em virtude da pandemia, porém todos souberam cumprir com excelência suas obrigações e concluíram com sucesso o curso”, destacou. Com um amplo mercado de trabalho em vista, “o técnico em agronegócio é voltado para a gestão das empresas agrícolas, mas sua atuação não se limita aos processos internos de uma fazenda, podendo trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas, consultorias, bem como em empresas de fomento”, explicou Pedrozo.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Luiz Verka , o polo de Canoinhas foi uma conquista muito grande para a região e a formatura da segunda turma é motivo de imenso orgulho. “Agora temos novos profissionais aptos a executar o comando da sua propriedade ou prestar serviços na área para aumentar a produtividade com qualidade, além disso já temos mais uma turma do curso sendo iniciada”, enalteceu. Verka também anunciou que já solicitou à diretoria do Sistema Faesc/Senar, a implantação de um polo da Faculdade CNA em Canoinhas, com o objetivo de oferecer cursos superiores tecnológicos a distância. Atualmente a instituição de ensino superior, que é ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), possui quatro polos da qual o Sistema Faesc/Senar-SC é signatário, oferecendo os cursos, integralmente on-line e nas áreas de gestão em agronegócio.

O formado Cleiton Greschechen que também foi o orador da turma disse que a formatura foi uma importante conquista na sua vida, mais um passo em direção ao seus objetivos pessoais e profissionais. “Este momento especial do dia de hoje se deve graças ao nosso empenho, a nossa dedicação e a nossa força de vontade, pois passamos por um momento muito difícil no mundo todo com a pandemia, e isto foi vivenciado no nosso curso também”, lembrou.

O produtor rural e professor, formado no curso técnico em agronegócio Amilton de Souza disse que o curso vai agregar muito em sua atividade profissional. “As experiências trocadas ao longo do curso com os colegas e professores somaram muito com o conteúdo ministrado nas aulas, então foi muito proveitoso participar desta formação, já que moramos em uma região onde o agronegócio é muito importante, e temos que estar sempre acompanhando as mudanças e evoluções tecnológicas que o setor vivencia a cada dia”, frisou. Souza agradeceu ao Senar/SC e aos responsáveis pela implantação do polo em Canoinhas, dizendo que é uma oportunidade única para os agricultores da região.

“Destaco com orgulho que vocês estão no caminho certo para serem agentes de transformação e atuarem como parceiros do produtor rural, levando técnicas inovadoras e sustentáveis, principalmente de gerenciamento, na conquista pela produtividade e lucratividade, com visão empreendedora no campo”, afirmou Carine Weis , supervisora do Senar/SC. Carine lembrou a trajetória de uma das formadas, Clair Rosicler Voigt que em certa oportunidade a procurou querendo adquirir conhecimentos para poder agregar na sua propriedade na produção de flores de corte, e foi por ela incentivada a fazer os cursos do Senar.

O curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC é totalmente gratuito e a terceira turma do polo de Canoinhas já foi iniciada em 2022 após concorrida seleção. “A procura superou as expectativas, devidos à demanda do mercado por profissionais capacitados”, destacou a Paraninfa e secretária do Polo de Canoinhas, Sabrine Suzan Verka .

Além dos doze alunos que receberam seus certificados de técnicos em agronegócio na solenidade oficial de formatura no sábado, outros quatro também concluíram o curso, porém não puderam participar da solenidade.

A coordenadora regional do Curso Técnico em Agronegócio, Kátia Zanela, ressaltou o comprometimento dos alunos que chegaram até o fim do curso e que agora receberam o diploma de Técnicos em Agronegócio. “Temos orgulho pelos avanços que observamos nas propriedades e nas empresas do agronegócio onde muitos de nossos egressos atuam. Não temos dúvidas de que a turma de Canoinhas também será muito bem-sucedida. Parabéns aos novos profissionais!”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , representado no evento por Clemerson Pedrozo, parabenizou a turma de Canoinhas e todos os profissionais envolvidos no curso por mais uma formatura no município. “Temos orgulho por contribuir com a qualificação técnica destinada, prioritariamente, a quem atua no campo. Pelo histórico bem-sucedido das diversas turmas já formadas no Estado, temos a certeza de que esses novos profissionais terão grandes oportunidades de crescimento na carreira, além de contribuírem para o desenvolvimento de propriedades rurais e empresas do setor na região”.

Matérias Relacionadas