Sergipe
Notícias
Despedidas, boas-vindas e emoção marcam Agro Encontro edição Formação Técnica
Enquanto uns se despediam da rotina acadêmica, novos alunos ingressavam ansiosos para garantir mais conhecimento e oportunidades no agro
Por: Ascom Faese/Senar
Fonte: Faese/Senar
O Agro Encontro Edição Formação Técnica foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar/SE), no sábado (16), no auditório do Sest/Senat em Itabaiana/SE. O evento foi dividido em dois momentos: aula inaugural dos cursos técnicos em Agronegócio (Indiaroba, Tobias Barreto e Carira) e Zootecnia (Itaporanga D’ajuda); e formatura dos cursos técnicos em Agronegócio (Carira e Tobias Barreto), Fruticultura (Indiaroba) e Zootecnia (Itaporanga D’Ajuda e Porto da Folha) das turmas 2021.1 e 2022.1. Dos 92 alunos formados nestas ofertas, 47 participaram da solenidade de colação de grau.
Enquanto uns se despediam da rotina acadêmica, novos alunos ingressavam ansiosos para garantir mais conhecimento e oportunidades no agro. Dando as boas-vindas aos novos alunos, o engenheiro agrônomo Gilberto Bruno Oliveira conversou sobre “Desafios e oportunidades no mercado de trabalho na região SEALBA”, momento em que apresnetou informações valiosas sobre a produção agrícola da região, mas também sobre o perfil das pessoas que o mercado tem demandado, com interesse em aprender e contribuir com o setor.
Aluno da nova turma do curso Técnico em Agronegócio do polo de Itaporanga d’Ajuda, Anselmo Lima conta que escolheu o Senar pela credibilidade da instituição e o agronegócio por ser um dos setores mais importantes da economia. “O Agronegócio, hoje, no país desponta como uma grande perspectiva, não só para o aprendizado, mas também para os negócios”, conta.
Um dos pontos altos do evento, a cerimônia de formatura foi marcada por muita emoção, tanto da equipe que se empenhou para levar conhecimento, quanto dos profissionais que agora entrarão para o mercado de trabalho com o conehcimento necessário para executar a profissão que escolheu.
“Hoje, já sou técnico de campo. O Senar abre as portas e a gente busca as melhorias. O Senar, hoje, para mim significa uma evolução e futuro”, afirma Rodrigo Santos, Técnico em Fruticultura, que saiu de estoquista para vendedor na empresa de produtos agropecuários, após a formação técnica.
Layra Oliveira, técnica em Agronegócio, conta que o Senar chegou para somar em um dos momentos mais difíceis da sua vida e abriu caminhos para o seu sucesso no agro. “O Senar abriu portas que eu nunca imaginei na minha vida e para falar a verdade para vocês, eu estava em uma situação muito difícil de ansiedade. Então, assim, o Senar não forma somente profissionais, ele forma pessoas, capacita pessoas para ser melhores”, conta. A formação do curso técnico contribuiu ainda para que ela ingressasse no concurso da Emdagro.
O Agro Encontro também homenageou tutores, sendo representados por Rafaela Moura e Assistentes de Secretaria, com a representação do Polo de Carira Joel Ferreira. O Senar Sergipe forma profissionais para o mercado de trabalho, leva oportunidades para o jovem do campo, compactua com a qualidade da mão de obra, transforma vidas e realiza sonhos.
“O trabalho que o Sistema Faese/Senar tem feito é de excelência, melhorando o índice de empregabilidade. Nós temos um curso de dois anos, um curso com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), muitos técnicos se formaram e hoje, fazem projetos para o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, trabalham na área. Em Sergipe, o cenário é muito positivo, e o Senar tem feito um trabalho importante para o desenvolvimento do agronegócio”, afirma o assessor da presidência do Sistema Faese/Senar Braulio Augusto Lira, que representou o presidente Ivan Sobral.
Para conferir mais fotos acesse aqui.