Notícias
Senar participa de congresso internacional de educação a distância
Evento ocorreu em Brasília
Brasília (18/09/2024) – O diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches, participou, na terça (17), do Congresso Internacional de Educação a Distância e apresentou, ao público do evento, os impactos positivos da formação técnica profissionalizante da entidade.
O evento em Brasília foi organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).
Em sua apresentação, Sanches mostrou o perfil dos egressos dos cursos técnicos profissionalizantes do Senar e a percepção deles em relação às melhorias nas áreas profissional, educacional, social e cultural. Os dados foram coletados em 2023 em uma avaliação de impacto com a participação de 893 egressos do curso Técnico em Agronegócio.
“Os resultados deste estudo contribuem no aprimoramento das ações do Senar para colaborar na melhoria da qualidade de vida das pessoas do campo por meio da educação técnica”, destacou.
Sanches afirmou ainda que “a formação atendeu aos objetivos do Senar, promovendo profissionalização, integração social e melhoria na qualidade de vida para as pessoas do campo”.
Atualmente a instituição disponibiliza cursos técnicos EaD em Agricultura, Agronegócio, Florestas, Fruticultura e Zootecnia.
São 248 polos de ensino de apoio presencial nas cinco regiões do país. Desde o início da oferta, em 2015, o Senar já formou mais de 9.000 profissionais.
As formações técnicas são reconhecidas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Técnicos Agrícolas com diploma válido em todo o território nacional. A carga horária média é de dois anos letivos, com os estudos realizados a distância e presencialmente, combinando o conhecimento teórico e prático.
O Senar também oferece cursos técnicos presenciais em Fruticultura (Juazeiro-BA); em Cafeicultura (Varginha-MG); Florestas (Campo Grande e Três Lagoas-MS); e em Agropecuária (Campo Grande-MS).
Foto: Wenderson Araujo