Logo CNA

Pará

Sistema Faepa/Senar entrega mudas de cacau e açaí em Inhangapi
45d502f8 1160 46db b827 5cf24f6af148

6 de fevereiro 2020

Cem mil mudas, sendo 20 mil de cacau e 80 mil de açaí foram distribuídas na segunda-feira, 3, a fim de atender produtores rurais do município de Inhangapi. A ação foi promovida pelo Sistema Faepa/Senar com o objetivo de expandir a lavoura cacaueira na região nordeste paraense, por meio do projeto Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), desenvolvido através de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A iniciativa prevê atender a meta de produção de 500 mil mudas de cacau produzidas através de sementes de cacau híbrido. As mudas são resultado de uma pesquisa realizada pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no município de Medicilândia.

Participaram da entrega os assessores Técnicos da Faepa, João Conceição e Lahyre Azevedo Filho, assim como técnicos da Ceplac com a finalidade de promover orientação técnica em todo o processo de condução que será realizado durante 6 meses. A entrega das mudas contou ainda com a participação do secretário Municipal de Agricultura, Sebastião de Oliveira Gusmão.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) forneceu sacolas de plástico, calcário e o adubo NPK. A ação contou com apoio do presidente do sindicato dos Produtores Rurais de Inhangapi, Pedro Menezes, para a produção de 20 mil mudas de cacau.

Os parceiros do projeto mobilizaram e organizaram os produtores interessados em plantar cacau no sentido de preparar as áreas para plantio. Após a cerimônia do evento, os produtores cadastrados receberam as mudas e a Prefeitura local disponibilizou um caminhão para o transporte das mudas dos produtores que não tinham como levá-las até as propriedades locais.

O proprietário da fábrica de chocolates da Amazônia Cacau, Alexandre Távora, palestrou sobre o mercado de cacau e chocolate no Brasil e no mundo e também falou sobre a classificação das amêndoas para fabricação do chocolate.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas