Logo CNA

Minas Gerais

Setembro Amarelo: em Caputira (MG), curso de Saúde da Mulher foca na saúde mental

23 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

No mês dedicado a prevenção ao suicídio, o curso de Saúde da Mulher, promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caputira, debateu a questão com as alunas.

A instrutora Janaína Dornelas Pessoa Gomes acredita que a primeira medida preventiva seja a educação e, por isso, levou às participantes informações sobre causas e consequências dos transtornos emocionais, com destaque para a depressão e seus sinais, sintomas e fatores de risco.

Setembro Amarelo: em Caputira, curso de Saúde da Mulher foca na saúde mental

Janaína destacou que o curso ajuda as mulheres a cuidar da saúde física e emocional e por isso aproveitou a oportunidade para reforçar a mensagem trazida pela campanha Setembro Amarelo.

“Durante muito tempo falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo do assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção”.

“O curso foi maravilhoso! Foi muito bom para minha autoestima, autoconfiança e autocuidado. Essa formação permite que a mulher aprenda e conheça melhor seu corpo e seus direitos, exercendo atitudes de cuidado, compreensão e respeito umas pelas outras”! - Edneia Aparecida Pessoa Costa, aluna.

Matérias Relacionadas