Logo CNA

Santa Catarina

Vidal Ramos: mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural promovida com sucesso pelo Senar/SC
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Evento teve participação de mais de 200 produtores e trabalhadores rurais

13 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Programa Saúde do Homem Rural vem conquistando destaque em todos os municípios onde são promovidas as ações. Um dos mais recentes eventos ocorreu em Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, com a participação de mais de 200 produtores e trabalhadores rurais. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Vidal Ramos, Prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

O objetivo foi conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. A iniciativa também buscou promover hábitos de vida saudáveis, com dicas sobre alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do estresse.

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Knabben, frisou que as ações vêm sendo essenciais para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Os relatos do público atendido nos mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida da população do campo tem apresentado resultados positivos”.

De acordo com o supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa, foram realizados 169 exames de PSA e Colinesterase, 15 exames de toque retal, 119 aferições de pressão arterial, entre outros serviços de saúde. “Os comentários dos participantes demonstraram satisfação com a iniciativa e isso demonstra que estamos atingindo nosso propósito de conscientizar sobre a necessidade da adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce”.

O prefeito Nelson Back valorizou a ação e destacou que as parcerias são essenciais para promover a saúde do homem do campo. Também estiveram presentes o secretário da Saúde Rodrigo Tabarelli, o tesoureiro do Sindicato Rural de Vidal Ramos e vice-prefeito Ambrósio Rubick, a psicóloga da Polícia Civil Sandra Bouvier, os médicos urologistas, Dr. Marcelo Brandt e Dr. Roberto Sedrez, entre outras lideranças, parceiros e organizadores do evento.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. Ele complementa que o cuidado à saúde do público do campo está entre as prioridades do Sistema Faesc/Senar-SC.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitadas. “O programa contribui para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas”.

PROGRAMAÇÃO SAÚDE DO HOMEM RURAL EM SC

14/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da igreja de Rio Pequeno em Grão-Pará

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Braço do Norte

DIA 17/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: CAESC, em Pouso Redondo

Horário: 6h30 horas

Supervisor regional do Senar/SC: Ricardo Costa

Parceria: Sindicato Rural de Pouso Redondo

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Água Doce (espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Parceria: Sindicato Rural de Água Doce

22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Centro Comunitário, sede em Major Vieira

Horário: 7h30 as 13h

Supervisora regional do Senar/SC: Carine Weiss

Parceria: Sindicato Rural de Major Vieira

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Parque de Exposições de Alfredo Wagner

Horário: 8 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Stephanye Fanton

Sindicato Rural de Alfredo Wagner

23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da Paróquia São João Batista, em Imaruí

Horário: Das 7h às 14 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Imaruí

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Santa Rosa de Lima (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Rio Fortuna

24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Vargem Bonita (Espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Sindicato Rural de Catanduvas

30/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Arroio do Silva (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Araranguá

Matérias Relacionadas