Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde da Mulher Rural incentiva autocuidado e qualidade de vida a 150 agricultoras
NOVO1

Iniciativa foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar-SC em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte e a Prefeitura de Grão-Pará

13 de setembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O autocuidado feminino desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar das mulheres do meio rural. Uma parte crucial desse autocuidado é a realização regular de exames de prevenção ao câncer de colo de útero e mama. Eles são essenciais para identificar precocemente possíveis problemas de saúde e permitir intervenções eficazes.

Preocupado em promover qualidade de vida e saúde às mulheres que atuam no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu, na última semana, o Programa Saúde da Mulher Rural no município de Grão-Pará, no Sul catarinense. O evento contou com o apoio do Sindicato Rural de Braço do Norte e a prefeitura de Grão-Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A programação envolveu palestras educativas voltadas à conscientização sobre o autocuidado feminino, serviços médicos e de bem-estar, realização de exames Papanicolau, testes rápidos, verificação de sinais vitais, serviços de beleza e momentos de lazer entre as 150 mulheres que participaram do evento.

Estiveram presentes a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, o presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, a secretária de Saúde de Grão-Pará, Adeise Bussolo Rohling, entre outras lideranças.

“As atividades contaram com excelentes palestrantes que esclareceram as dúvidas e orientaram as mulheres. Parabéns ao Sistema Faesc/Senar-SC que está sempre junto conosco, nos apoiando nas ações em prol do meio rural e também à Secretaria de Saúde de Grão-Pará e ao vice-prefeito que estiveram juntos na realização deste importante evento”, citou o presidente do Sindicato Rural.

Sueli falou sobre a importância da participação das mulheres que atuam no meio rural em eventos de promoção à saúde. Segundo ela, a manutenção da saúde contribui para uma melhor qualidade de vida, pois evita o sofrimento físico e emocional causado pelo diagnóstico e tratamento tardio de doenças graves.

“Ao assumir a responsabilidade pela própria saúde e realizar regularmente os exames de prevenção, as mulheres se empoderam e se tornam agentes ativas na busca por uma vida saudável”, acrescentou.

Della Giustina parabenizou a ação realizada pelo Senar e destacou como eventos dessa natureza têm colaborado com a saúde no campo. “É importante orientarmos as mulheres para conhecerem seu corpo, realizar exames anualmente e diagnosticar eventuais doenças em tempo de tratamento. O Senar faz um serviço excelente, sempre preocupado com a saúde da mulher no meio rural, tanto na saúde mental e física quanto na espiritual. Tudo é muito relevante, ” enfatizou.

SAÚDE FEMININA

De acordo com a técnica do Senar/SC, responsável pelo Programa Saúde da Mulher, Gisele Kraieski Knabben, o programa proporciona às mulheres rurais o acesso e a conscientização sobre a realização de exames ginecológicos de rotina, como o Papanicolau. “São exames fundamentais para a detecção precoce de lesões no colo do útero, que podem evoluir para o câncer. No entanto, é tratar quando diagnosticado em estágios iniciais”, comentou.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salientou que o autocuidado é fundamental para a saúde feminina. “Ao adotarem medidas preventivas elas podem tomar decisões mais assertivas e se tornar defensoras ativas de sua própria qualidade de vida. O Sistema Faesc/Senar-SC trabalha para promover saúde e bem-estar das pessoas que atuam no campo e os resultados têm sido muito positivos”.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, o autocuidado feminino envolve cuidados integrais com a saúde física, mental e emocional, e a realização de exames de prevenção desempenha um papel crucial nesse processo.

“Ao priorizar sua saúde e bem-estar, as mulheres do meio rural podem viver vidas mais saudáveis, plenas e produtivas, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e igualitária em relação à saúde feminina. Encorajamos todas as mulheres a adotarem uma abordagem proativa em relação ao seu autocuidado e a manterem exames de prevenção regularmente”, finalizou.

Matérias Relacionadas