Logo CNA

SENAR/SC oferece qualificação gratuita para 5.600 produtores rurais
08 1 0 48513500 1515060870

Serão 350 cursos gratuitos distribuídos em todas as regiões do estado

5 de setembro 2017
Por Senar

Proporcionar acesso à qualificação no meio rural é uma das prioridades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC). Em setembro, 5,6 mil produtores, trabalhadores e empreendedores rurais do estado terão acesso a 350 treinamentos gratuitos em diferentes regiões do território catarinense.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo, observa que a intenção é oportunizar capacitações nas diferentes cadeias produtivas no meio rural, aprimorando a gestão e garantindo o nível de excelência das propriedades, além de elevar a rentabilidade dos produtores. “Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse”, orienta. Os treinamentos podem ser acessados no site do SENAR/SC ( www.senar.com.br ) com as especificidades de carga horária, local e data de realização.

CURSOS PARA SETEMBRO

Para a região Norte está previsto o curso de turismo rural – utilização dos recursos naturais em Itaiópolis nos dias 05 e 06. O município de Irineópolis terá no período de 05 a 08 o treinamento de segurança e saúde no trabalho com defensivos. Nos dias 13 e 14 ocorrerá, respectivamente em Canoinhas e Mafra, as capacitações em primeiros socorros e manejo de gado leiteiro. A qualificação em emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) está programado para o dia 18 em Joinville. Nos dias 25 e 26 o treinamento de culinária de peixes e frutos do mar será realizado em Barra Velha.

No Vale do Itajaí acontecerá nos dias 11 e 12, respectivamente, a capacitação em turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios em Rodeio e cultivo protegido de hortaliças em Jaraguá do Sul. Nos dias 13 e 14 o município de Ituporanga terá a qualificação em instalação e manutenção de redes elétricas. O treinamento de culinária de peixes e frutos do mar está programado para os dias 18 e 19 em Itapema. Nos dias 19 e 20 Blumeneau terá o curso de meliponicultura. A qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos será promovida nos dias 26 e 27 em Itajaí.

Para a região Sul está programado o treinamento de fluxo de caixa em Forquilhinha no dia 1. O curso de tecnologia de aplicação de agrotóxicos ocorrerá nos dias 11 e 12 em Imbituba. O município de Florianópolis terá nos dias 19 e 20 a capacitação em conservas de frutas, hortaliças e temperos. Nos dias 25 e 26 a qualificação em manejo de colmeia será realizada em Treviso. No período de 25 a 26 ocorrerá em Araranguá a qualificação em doma racional de equídeos. O curso de processamento de carne de frango está programado para os dias 28 e 29 em Passo de Torres.

Na Serra Catarinense ocorrerá nos dias 05 e 06 a qualificação em produção de mudas frutíferas em Palmeira. Nos dias 11 e 12 será realizado em Correia Pinto o curso de instalação e manutenção de redes elétricas. A capacitação em associativismo está programada para os dias 13 e 14 em Bom Retiro. Nos dias 14 e 15, São Cristóvão do Sul receberá a qualificação em fruticultura – manejo do pomar. O curso de controle agroecológico de pragas e doenças será desenvolvido em Bocaina do Sul nos dias 19 e 20. Encerrando setembro e iniciando o mês de outubro, o treinamento em olericultura orgânica será realizado em Alfredo Wagner no período de 29 a 02.

A região do Meio Oeste terá o curso de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes no período de 11 a 13 em Cataduvas. Nos dias 12 e 13 acontecerá em Calmon o treinamento em comercialização na propriedade rural. O município de Caçador receberá nos dias 14 e 15 a capacitação em empreendedorismo rural. No dia 19 ocorrerá a qualificação em fluxo de caixa da atividade rural em Água Doce. O curso de controle de qualidade no transporte do leite está programado para o dia 25 em Treze Tilias. No período de 26 a 28 a capacitação de artesanato em couro será desenvolvida em Herval D’Oeste.

Entre os treinamentos previstos para a região Oeste está o de criação de abelha rainha nos dias 05 e 06 em Concórdia. A qualificação de artesanato em tear com lã de ovelha será realizada em Ouro Verde no período de 18 a 21. O município de Entre Rios terá no período de 19 a 22 o curso de artesanato de bordado. Nos dias 21 e 22 ocorrerá em Quilombo a capacitação em inclusão digital rural – iniciação à informática. O treinamento ATeG – criação e manejo de bezerras de raças leiteiras está programado para o dia 22 em Faxinal dos Guedes. No período de 25 a 28 o município de São Domingos receberá o curso de acolchoados artesanais com lã de ovelha.

Para a região Extremo Oeste está programada a capacitação em conservas de frutas, hortaliças e temperos nos dias 05 e 06 em Barra Bonita. Nos mesmos dias, o município de São Lourenço do Oeste terá o curso de criação de bezerras e novilhas. A qualificação em aproveitamento integral de alimentos será desenvolvida também em São Lourenço do Oeste nos dias 12 e 13. O curso de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores ocorrerá em Saltinho no período de 18 a 20. A capacitação em fluxo de caixa da atividade rural será realizada em Itapiranga no dia 25. O município de Dionísio Cerqueira receberá nos dias 25 e 26 o curso de produção caseira de massas para congelamento.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas