Logo CNA

Senar/SC inicia turmas do programa Mulheres em Campo
06 0 113756002015287285831

Iniciativa estimula o empreendedorismo feminino no meio rural catarinense

6 de março 2018
Por Senar

O protagonismo feminino tem sido cada vez mais presente no dia a dia das propriedades rurais. Elas têm ocupado papéis de destaque na gestão rural e revelam um grande potencial empreendedor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), com o intuito de desenvolver as habilidades femininas capacitando-as na gestão de negócios agropecuários, promove o programa Mulheres em Campo. Até o momento nove turmas já iniciaram no Estado e outras sete estão com previsão de começar as atividades no mês de março.

Em 2017 foram realizadas 68 turmas e a expectativa, de acordo com a coordenadora estadual do programa, Nayana Setubal Bittencourt, é de que o número de turmas seja equivalente em 2018. “Os encontros reúnem até 15 mulheres em cinco módulos presenciais de oito horas cada totalizando 40 horas de atividades. São repassadas atividades teóricas e práticas a fim de demonstrar as inúmeras possibilidades de empreendedorismo no campo”, salienta a coordenadora.

As turmas iniciaram nos municípios de Herval d’Oeste, Itapiranga, São Miguel do Oeste, Guatambu, Botuverá, Laguna, Palma Sola, Otacílio Costa e Lebon Régis. Para o mês de março começam em Seara, Abelardo Luz, Belmonte, Ipuaçu, Ponte Alta do Norte, Cordilheira Alta e Faxinal dos Guedes. Todas as turmas contam com o apoio dos Sindicatos Rurais dos municípios correspondentes para a execução das atividades.

O superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi destaca que o programa, anteriormente conhecido como “Com Licença Vou à Luta”, passou por reformulações no ano passado para melhor se adequar a realidade local das propriedades rurais. “Os módulos são pensados de acordo com situações vivenciadas no dia a dia das mulheres no campo. Dessa maneira objetivamos estimular cada vez mais as mulheres a acreditar em si e tornarem-se grandes líderes rurais”.

Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, as mulheres são, em grande maioria, a base familiar, mas também têm se destacado como empresárias rurais, muitas delas, inclusive, assumindo sozinhas seus próprios negócios. “Elas são visionárias e conseguem trazer um olhar diferenciado para o dia a dia das propriedades rurais. O programa traz um aporte maior de conhecimentos facilitando a aplicação de tecnologias e técnicas de gestão aprimoradas para ampliar o aproveitamento das diferentes cadeias produtivas disponíveis e, consequentemente, aumentando a produtividade, a rentabilidade e a qualidade de vida. Isso demonstra que o meio rural é um lugar de sucesso profissional para toda a família”, complementa.

NOVOS HORIZONTES

Ana Maria Pauletti produz milho no interior de Palma Sola e frequentemente participa de treinamentos oferecidos pelo SENAR/SC. “São excelentes. A cada curso aprendo algo novo e me sinto mais capacitada para desenvolver as atividades”, afirma. Ana é uma das participantes da turma do Mulheres em Campo no município.

Segundo ela, o programa é sensacional e possibilita um novo olhar sobre a propriedade. “É um conteúdo muito completo. Aprendemos nos detalhes a ver a nossa propriedade como uma empresa rural e, mais do que isso, a efetuar uma gestão assertiva visando menos desperdício e mais lucro final”, destaca. A produtora investe na produção de bolachas como uma fonte de renda extra e reforça a importância da busca por qualificação.

“Tudo que eu sei hoje é graças ao que aprendi buscando cada vez mais conhecimento. Hoje posso dizer que consigo efetuar a gestão da propriedade sem preocupação, mas isso tudo só foi possível porque busquei crescimento. O SENAR/SC oferece uma infinidade de oportunidades para aprendermos e evoluirmos e o Mulheres em Campo sem dúvidas tem sido mais um excelente trabalho”, conclui.

Assessoria de Comunicação Senar/SC

Matérias Relacionadas