Logo CNA

Santa Catarina

Alunos de escola municipal de Erval Velho participam do Programa Sorrindo no Campo
Design sem nome 1

A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba 

21 de junho 2022

Alunos das séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Cesar Avelino Bragagnolo de Erval Velho, no meio oeste catarinense, participaram neste mês do Programa Sorrindo no Campo. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destacam que o programa já beneficiou centenas de crianças em Santa Catarina desde 2014. “Os Sindicatos Rurais são grandes parceiros nessa ação que é muito bem-recebida pelas equipes das escolas e pelos alunos participantes. É gratificante ouvir relatos tão positivos sobre os resultados desse trabalho”, enfatiza o presidente Pedrozo.

Segundo a técnica em formação profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, o Sorrindo no Campo tem duração de oito horas e visa reconhecer a importância da saúde bucal, aplicando informações e técnicas de higienização e prevenção, motivação para a formação de bons hábitos de higiene e saúde.

Durante as atividades as prestadoras de serviço em instrutoria Carla Einsfeld e Juli Grasieli Beleeiro dos Santos demonstraram minuciosamente os procedimentos adequados da escovação e destacaram outros aspectos que envolvem a saúde bucal, como alimentação saudável, por exemplo.

Os alunos também participaram de brincadeiras lúdicas e educativas com a temática e ganharam um kit para higiene bucal (escova, creme dental e fio dental), um certificado de participação e uma cartilha contendo os três passos para o sorriso saudável: cuidar da alimentação; visitar o dentista periodicamente e escovar os dentes corretamente após as refeições e antes de dormir. O material contempla, ainda, passatempo e orientações para a família.

De acordo com o supervisor regional do Senar/SC no meio oeste, Jeam Palavro, o programa representou uma excelente oportunidade para incentivar a adoção de hábitos saudáveis o quanto antes. “As crianças foram participativas e ficaram empolgadas com os kits que levaram para casa”.

Matérias Relacionadas