Logo CNA

Santa Catarina

Estudantes de Técnico em Zootecnia visitam nova granja tecnológica catarinense
CNA IMAGEM PRINCIPAL 7

Saída de campo foi promovida pelo Senar/SC, em parceria com o Sindicato Rural de Lages

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAECS/SNENAR

“Eu achei magnifico!”, relatou Luiz Henrique Sens, aluno do terceiro semestre do Curso Técnico em Zootecnia do polo de Lages (SC), sobre a visita técnica realizada recentemente na granja Inovare Núcleo Genético. A saída de campo foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Lages. O objetivo foi apresentar aos estudantes a estrutura de uma granja de alto padrão especializada em genética suína.

A Inovare Núcleo Genético, nova granja técnologica da Topigs Norsvin localizada em Escurinho, entre Lages e Capão Alto (SC), foi inaugurada em dezembro. “A visita foi feita antes da inauguração, então foi uma oportunidade única para os estudantes já que, após inaugurado, o local não pode ser visitado por conta das normas de segurança", explicou o tutor Pablo Giliard Zanella, contente por poder acompanhar os alunos em uma saída de campo “muito produtiva e especial”.

Para o estudante Luiz Henrique os principais destaques da visitação foram a grandiosidade da estrutura e o cuidado com a segurança e biosseguridade. “Foi muito interessante conhecer o espaço. Vimos as casas para funcionários, os espaços de transbordo de caminhões e movimentação, todos preparados para evitar contaminação. Também, dentro da granja é 100% automatizado, em termos de tecnologia eu acho que não temos nada melhor no Brasil. Pode ser que encontre algo igual, mas melhor é muito difícil”.

Luiz também ressaltou que pôde observar o cuidado e a preocupação com o bem-estar animal. “É muito interessante a separação dos animais, a forma de convívio que eles preparam, então essa parte de cuidado com os animais é uma preocupação muito grande com eles, com o bem-estar animal. Eu achei magnífico, a estrutura é fora de série, é muito boa”, afirmou o aluno.

Para agregar ainda mais conhecimento à visita técnica, os estudantes conheceram também uma propriedade rural especializada em criação de cavalos, a Cabanha Del Sauce. “Vimos uma estrutura nova. Um espaço com barracão, galpão, baias, tudo pensado no bem-estar animal. Foi muito interessante ver a área de pastagens onde está sendo implantada grama Tifton. É uma área de 20 hectares onde pode-se manter um alto volume de animais”, destacou Luiz afirmando que as duas localidades conhecidas no dia formaram experiencias enriquecedoras.

A coordenadora dos Cursos Técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela, ressalta que as visitas são vivências do que é repassado em teoria, na sala de aula. "As visitas são atividades obrigatórias do curso que tem uma metodologia híbrida. Elas são essenciais para a formação dos técnicos, pois permitem que os alunos conheçam a realidade das propriedades rurais e coloquem em prática o que aprenderam”.

CURSOS TÉCNICOS

Além do Curso Técnico em Zootecnia oferecido em seis polos catarinenses (Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Lages, Rio do Sul e São José), o estado de Santa Catarina também conta com os seguintes cursos: Técnico em Agronegócio (Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Fraiburgo, Joaçaba, Joinville, Lages, Paulo Lopes, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Taió); Fruticultura (Fraiburgo e São Joaquim) e Florestas (Polo de Lages).

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que as propriedades e empresas do setor do agronegócio precisam estar cada vez mais preparadas com tecnologias e inovações visando atender as exigências do mercado. “Os polos catarinenses já formaram mais de mil técnicos em todo o estado. Importante destacar que sempre que abre uma nova turma as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor produtivo. É uma oportunidade de formação gratuita que tem contribuído muito com o agronegócio catarinense”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, as formações oferecidas pela entidade são necessárias para preparar profissionais habilitados para o desenvolvimento do meio rural. “Sabemos como o agronegócio evolui diariamente com novas tecnologias, processos e métodos de gestão. Por isso oportunizamos e incentivamos o ensino gratuito e de qualidade”, conclui.

As inscrições para o Processo Seletivo 2024/1 do Curso Técnico em Zootecnia estão abertas até o dia 15 de janeiro e podem ser realizadas pelo site: http://bit.ly/processo-seletivo-etec .

Matérias Relacionadas