Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC fortalece ações de formação profissional rural em Santa Catarina
CNA IMAGEM PRINCIPAL 1

Estado é destaque pela forte atuação no setor produtivo e as estratégias para potencializar ainda mais o segmento seguem intensas

4 de abril 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Santa Catarina é destaque pela forte atuação no setor produtivo e as estratégias para potencializar ainda mais o segmento seguem intensas no estado. Exemplo disso são as ações discutidas no 8º Encontro Estadual de Agentes da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), no último fim de semana, em São José (Grande Florianópolis).

O evento reuniu cerca de 150 instrutores para alinhar as atividades do ano e discutir as inovações e os desafios da profissionalização do campo. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo que reconheceu o importante trabalho dos prestadores de serviço que são essenciais para fortalecer a atuação da entidade em todo o estado.

O dirigente falou sobre os desafios do trabalho no campo e ressaltou o compromisso do Senar/SC em aperfeiçoar e elevar ainda mais os níveis de formação profissional. “Com as nossas equipes preparadas, conseguimos inovar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem e cumprir a missão institucional de realizar a educação profissional, a assistência técnica e gerencial e as atividades de promoção social. Queremos uma produção cada vez mais desenvolvida e sustentável para aumentar a competitividade no campo”.

O diretor geral do Senar Nacional Daniel Kluppel Carrara abordou as Diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e destacou que o setor agropecuário mudou muito nos últimos anos. “Hoje temos a ciência que de a competitividade passa pela implementação de novas tecnologias para redução de custos e aumento da produção/produtividade para, na diferença, a receita aumentar. Esse é o grande negócio. Por isso, o principal ponto de um encontro como esse para discutir com os instrutores temas administrativos e empolgá-los, é dizer a eles que precisam procurar novas tecnologias”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, falou sobre a importância da qualificação para o desenvolvimento do agronegócio e apresentou um panorama das ações realizadas pelo Senar/SC em 2022. No último ano foram atendidos 285 municípios (97% do estado) com 5.509 turmas, mais de 155 mil participantes, em mais de 337 mil horas de capacitação.

Alguns dos destaques na formação profissional rural foram o curso de Drones que atendeu número expressivo de produtores que buscaram implementar a tecnologia; o Programa Mulheres em Campo, os cursos de saúde e segurança no trabalho com agrotóxicos; primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios florestais; treinamentos de informática rural; Inseminação artificial em bovinos; proteção de nascentes; entre outros.

Na formação técnica, 16 Sindicatos Rurais atuam como polos de educação e, formaram em 2022, número significativo nos cursos Técnicos em Agronegócio, em Fruticultura, em Zootecnia e em Floresta. A Faculdade CNA também formou alunos em quatro cursos de quatro polos. Outras iniciativas de destaque estiveram as ações de promoção social com os Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural; Programa Sorrindo no Campo; cursos com foco para alimentação e nutrição; artesanato; entre outros.

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendeu com pleno êxito as cadeias produtivas da bovinocultura de corte e de leite; fruticultura; olericultura; maricultura; ovinocultura de corte; apicultura; piscicultura e agroindústria.

“Essas foram algumas das ações realizadas no ano passado com avaliações extremamente positivas. Importante destacar também que lançamos em dezembro o Portal de Educação a Distância ( eadsc.senar.com.br ) que está em pleno funcionamento com diversos cursos em várias áreas para facilitar ainda mais o acesso ao conhecimento e aperfeiçoamento profissional no campo”.

PALESTRAS

O especialista em formação de instrutores e professor da FGV na pós-graduação em Administração de Empresas e nos MBA’s, Celso Garcia, palestrou sobre “O Papel do Instrutor frente ao processo ensino-aprendizagem do adulto”. Reforçou que o resultado do treinamento depende da relação de três diferentes agentes: instituição, instrutor e participante e abordou a aprendizagem no contexto do Sistema S, destacando a importância da aprendizagem e o papel do instrutor nesse processo.

Na sequência, o professor Gretz abordou o tema “A força do entusiasmo”, em palestra motivacional”.

Programação incluiu uma avalição das ações realizadas no ano passado e alinhamento das atividades deste ano.

Presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou os desafios e as inovações do setor produtivo.

O diretor geral do Senar Nacional Daniel Kluppel Carrara abordou as Diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi apresentou os resultados das ações no ano passado.

Celso Garcia, palestrou sobre “O Papel do Instrutor frente ao processo ensino-aprendizagem do adulto.

O professor Gretz abordou o tema “A força do entusiasmo”, em palestra motivacional”.

Evento foi um sucesso. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar-SC)

Matérias Relacionadas