Logo CNA

Senar participa de evento sobre educação
53329988133 44ce43a7ab z

Evento na segunda (13) ocorreu no Senado

13 de novembro 2023
Por Senar

Brasília (13/11/2023) – O diretor de Inovação e Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), André Sanches, participou no Senado, na segunda (13), do evento de celebração ao Dia da Educação Profissional e Tecnológica.

O objetivo da sessão especial, solicitada pelo senador Marcos Pontes (PL-SP), foi debater a importância da promoção da conscientização sobre a necessidade de investimentos e políticas públicas efetivas para o fortalecimento dessa modalidade de ensino.

Em seu discurso, André Sanches falou sobre os eixos de atuação do Senar no campo e destacou os cursos de formação técnica e profissionalizante. “Todas as nossas ações e cursos são pautados nas tendências do mercado de trabalho, como os avanços tecnológicos e a sustentabilidade”.

Sanches explicou que, muitas vezes, a motivação da busca por conhecimento técnico é o próprio empreendimento. “Muitos dos alunos que procuram os cursos são empreendedores e querem aplicar o que foi aprendido na atividade que já exercem”.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O diretor informou que as oportunidades de emprego no setor agropecuário crescem a cada ano e a demanda, principalmente por profissionais qualificados, também. “Os empregos do agro estão com uma melhor remuneração e se tornaram um mercado mais atrativo”.

De acordo com dados do boletim “Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro”, elaborado pela CNA em parceria com o Cepea, a população ocupada no agronegócio brasileiro no 2º trimestre de 2023 somou 28,3 milhões de pessoas – novo recorde da série histórica iniciada em 2012.

Durante o evento, Sanches disse que os cursos de formação técnica e profissionalizante do Senar são oferecidos nas modalidades a distância e presencial. “Os cursos são gratuitos e as vagas são, prioritariamente, direcionadas aos produtores, familiares e trabalhadores rurais”.

O diretor do Senar falou ainda sobre os Centros de Excelência e o perfil dos alunos do curso técnico em agronegócio.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas