Logo CNA

Maranhão

Educação Rural: Senar deve treinar gratuitamente cerca de 3,2 mil produtores rurais até o final do primeiro trimestre de 2024
Foto 01 Acoes de FPR e FPS no 1 trimestre

Saiba como garantir uma das vagas e se preparar para empreender no campo ou fazer sua propriedade rural produzir mais e melhor

22 de fevereiro 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: ASCOM FAEMA/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), vinculado no estado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), anunciou que até o final de março de 2024 irá oferecer cerca de 200 treinamentos gratuitos presenciais em mais de 70 municípios maranhenses.

Os cursos fazem parte do programa de Formação Profissional Rural e Promoção Social e são oferecidos em parceria com os cerca de 65 sindicatos rurais filiados à Faema.

“Os sindicatos identificam as vocações produtivas e demandas de capacitação de cada região e planejam, junto conosco, a estratégia para contribuir com a melhoria técnica, produtividade e inclusão tecnológica das propriedades rurais maranhenses, do pequeno ao grande porte”, explica o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho.

De acordo com dados do IBGE, o Maranhão possui uma população rural de mais de 2,5 milhões de pessoas, que ocupam cerca de 220 mil propriedades rurais. Parte desse contingente são produtores rurais filiados a um dos 65 sindicatos rurais ativos no Maranhão.

Foto 02 Certificacao Mucambo e Lagoa da Boa Esperanca

Em 2023, cerca de 23 mil produtores rurais receberam um dos 27 certificados emitidos em cursos de formação profissional rural ou promoção social

“Somente no ano passado distribuímos quase 27 mil certificados a 23 mil produtores rurais que se capacitaram em aproximadamente 1.470 cursos que oferecemos gratuitamente, aprendendo desde técnicas de manejo agrícola ou pecuário, a estratégias de gestão de propriedades e comercialização de produtos e serviços rurais”, calcula o gerente técnico do SENAR, Carlos Antônio Feitosa.

Cada curso tem duração mínima de 16h e máxima de 136h, com 10 a 20 vagas por turma. As aulas tem um conteúdo de 60 a 70% prático, e acontecem no ambiente rural. "Nossa metodologia é aprender fazendo, então ensinamos nossos alunos em currais, lavouras, nos locais onde aquele conhecimento será necessário, proporcionando, além da teoria a vivência prática”, detalha Feitosa.

Somente no primeiro mês de 2024, o SENAR treinou aproximadamente 1 mil pessoas, em quase 60 cursos, realizados em povoados rurais em cerca de 20 municípios.

Para março estima-se que sejam oferecidas mais de 2,5 mil vagas em cerca de 180 treinamentos em dezenas de povoados rurais maranhenses, ensinando desde técnicas de cultivo, doma de animais, uso de drones, até artesanato, culinária, e temas de saúde e gestão de negócios rurais.

Para participar dos cursos gratuitos do SENAR os interessados devem procurar os sindicatos rurais mais próximos de sua propriedade rural e verificar a programação de capacitações presenciais. Caso não encontre um curso que se encaixe na sua necessidade pontual pode ainda recorrer à plataforma virtual Senar Play, que oferece mais de 170 cursos virtuais gratuitos para a área rural. Para acessar a plataforma educacional basta acessar o site https://ead.senar.org.br/ , realizar seu cadastro e se matricular em um dos cursos virtuais oferecidos.

Matérias Relacionadas