Maranhão
Notícias
Senar Maranhão realiza capacitação de técnicos de saúde para atuar no meio rural

Treinamento do Programa Saúde no Campo aconteceu entre os dias 7 e 11 de abril, em São Luís, e vai beneficiar 450 propriedades rurais no estado
O Sistema FAEMA/SENAR Maranhão concluiu, nesta semana, a primeira capacitação do Programa Saúde no Campo no estado. A formação, realizada entre os dias 07 e 11 de abril, na sede da instituição, reuniu 25 profissionais da área da saúde, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem. Destes, 15 atuarão diretamente no campo levando orientações e serviços de saúde preventiva a produtores rurais assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
O programa é uma iniciativa do SENAR Central, com atuação piloto em alguns estados brasileiros — entre eles o Maranhão, que passa agora a integrar o programa A proposta é ampliar a atuação do SENAR na promoção da saúde preventiva e educação em saúde no meio rural, com visitas mensais às propriedades.
Segundo a coordenadora nacional da Promoção Social do SENAR, Magali Eleutério, o foco da iniciativa é levar conscientização e prevenção para quem muitas vezes não consegue acessar os serviços básicos de saúde.
“Mais do que atender, queremos educar para que o produtor entenda a importância dos hábitos saudáveis, da alimentação adequada e da atividade física como parte da rotina no campo”, destacou Magali.

Durante a formação, os profissionais participaram de aulas teóricas e práticas com temas como territorialização, abordagem aos produtores, prevenção de doenças e mapeamento de perfis de saúde. A supervisora do programa no Maranhão, Marília Gabriela, reforçou que a capacitação foi pensada para preparar os técnicos para os desafios específicos do campo.
“Nosso objetivo é promover educação em saúde, prevenir doenças e agravos, respeitando o contexto de vida do produtor rural. Os técnicos vão atuar de forma contínua, acompanhando de perto essas famílias”, explicou.
O programa tem previsão de início no Maranhão no dia 05 de maio, com os 15 técnicos de saúde atuando em 450 propriedades rurais já atendidas pela ATeG na região da Grande Ilha do estado. Eles irão realizar visitas mensais para monitorar indicadores de saúde dos produtores e suas famílias, como alimentação, pressão arterial, diabetes, saúde mental e acesso aos serviços públicos de saúde.
Para o superintendente do SENAR Maranhão, Luiz Figueiredo, a nova etapa reforça o compromisso da instituição com o bem-estar do produtor rural.
“Essa ação vem somar à assistência técnica já prestada pelo SENAR. Com a presença desses profissionais, vamos conseguir identificar situações de risco e atuar preventivamente, promovendo mais qualidade de vida no campo.”
A coordenadora estadual do programa, Yolanda Gomes, destacou que o acompanhamento dos técnicos também vai incluir orientação sobre autocuidado e incentivo ao uso dos serviços de saúde locais.
“Eles farão levantamento de informações de saúde, indicarão condutas e farão esse elo entre o produtor e a rede pública de saúde. É um avanço para a promoção social no campo.”
Com a implementação do Saúde no Campo, o SENAR Maranhão amplia sua atuação e fortalece sua missão de levar educação ao homem do campo, agora também por meio da saúde preventiva.
