Logo CNA

Senar promove Encontro de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial
Grupo A Te G

Representantes das 27 administrações regionais participam de atividades até sexta (22), em Brasília

21 de março 2024
Por Senar

Brasília (21/03/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove, na quinta (21) e na sexta (22), o Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em Brasília, com a participação das 27 administrações regionais da entidade.

“O encontro nos ajuda a fazer com que as equipes dos estados entendam o processo da ATeG e saiam da rotina para conseguir avaliar como podem melhorar o atendimento ao produtor,” explicou o diretor-adjunto, Eduardo de Oliveira.

No primeiro dia do evento, Oliveira apresentou os avanços da área, como o crescimento de 18% do número de propriedades atendidas em 2023 em relação ao ano anterior e a previsão para 2024, que deve ser acima de 11%.

Eduardo de Oliveira, diretor adjunto, fala sobre os avanços da ATeG. Eduardo de Oliveira, diretor adjunto, fala sobre os avanços da ATeG.

“Esse ano alcançaremos 400 mil propriedades atendidas e a intenção é ampliar 120 mil propriedades por ano até alcançarmos 1 milhão em 2029,” afirmou.

Para os coordenadores, o encontro é importante principalmente para troca de experiências e acesso a novas informações.

“Um evento como esse oportuniza a interação com outros coordenadores e a discussão sobre o que tem dado certo, além de sanar dúvidas e receber informação nova para gente voltar ao estado e poder traçar estratégias para alguma demanda,” disse o coordenador de ATeG do Senar Piauí, Sílvio Brito.

Coordenador de ATeG do Senar Piauí, Sílvio Brito. Coordenador de ATeG do Senar Piauí, Sílvio Brito.

Stefanye Torres, coordenadora no Senar Acre, afirmou que a assistência técnica é o carro-chefe da administração regional porque tem mudado a vida de muitos produtores locais.

“Com isso, a regional tem sentido o desafio de trabalhar com cada vez mais qualidade e encontros como esses fazem a gente abrir a mente e trocar experiências com regionais maiores e com mais vivência na ATeG. Nos ajuda a trabalhar com mais efetividade, a errar menos e a saber resolver problemas que poderão surgir lá na frente.”

Stefanye Torres, coordenadora no Senar Acre Stefanye Torres, coordenadora no Senar Acre

Durante a programação do dia, os coordenadores participaram da palestra Descomplicando a ATeG, com o consultor do Senar, Christiano Nascif, que abordou os processos da assistência técnica em formato de trilhas para uma gestão inteligente focada em resultados.

Coordenadores participaram da palestra Descomplicando a ATeG, com o consultor do Senar, Christiano Nascif. Coordenadores participaram da palestra Descomplicando a ATeG, com o consultor do Senar, Christiano Nascif.

Novidades – O coordenador nacional de Assistência Técnica do Senar, Rafael Diego Costa, falou sobre as ações para 2024, entre elas, o lançamento do novo caderno do produtor e do Guia de Boas Práticas.

Segundo ele, são dois cadernos, um de produção animal e outro de vegetal, que serão complementares aos cadernos anteriores entregues aos produtores durante o atendimento técnico nas propriedades rurais.

“O mais legal desse caderno é que cada visita técnica é mapeada dentro dele, ou seja, o produtor saberá o que vai acontecer na visita antes mesmo dela acontecer. Com isso, queremos fortalecer o processo educativo para que depois que o Senar encerrar o atendimento, o produtor consiga fazer a gestão do seu negócio”.

Coordenador nacional Rafael Costa fala das ações para 2024. Coordenador nacional Rafael Costa fala das ações para 2024.

Em relação ao guia de boas práticas, Costa explicou que foi construído por um grupo de trabalho com as administrações regionais e será uma ferramenta digital e interativa, que ficará disponível na biblioteca do Sistema de Gestão da ATeG (Sisateg).

“Esse ano vamos criar planos de ação para que as regionais executem as boas práticas e consigam resolver os gargalos da ATeG”.

Outra novidade é a repaginada da Academia ATeG, programa voltado à capacitação de técnicos. O coordenador destacou que esse ano a intenção é ampliar as oportunidades, inclusive com capacitações internacionais.

O encontro de coordenadores continua amanhã (22), com discussões sobre os principais desafios, experiências em projetos e um bate-papo com produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial.

Matérias Relacionadas