Logo CNA

Senar promove 1º Seminário Online de Saúde Preventiva
Seminario saude preventiva

Evento, na quarta (16), debateu saúde bucal, imunização e saúde do homem no campo

17 de novembro 2022
Por Senar

Brasília (17/11/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na quarta (16), o 1º Seminário Online de Saúde Preventiva, para discutir a qualificação e ampliação das ações em saúde no campo.

“O Senar trabalha para implementar cada vez mais iniciativas e dar todo o suporte de serviços às famílias do meio rural”, afirmou o diretor-geral Daniel Carrara na abertura do evento.

Segundo Carrara, o seminário foi pensado com foco na modernização dos atendimentos no campo, com a formação de técnicos e agentes de saúde, para que a rede de parceiros esteja melhor preparada para atender as demandas.

Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

“Todas essas ações na área da saúde têm a função de oferecer qualidade de vida à família e ao produtor rural brasileiro”, disse.

O 1º seminário contou com palestras de profissionais com foco na saúde bucal, imunização e saúde do homem.

A especialista em Odontologia na Saúde Coletiva Carolina Bruzamolin falou que os cuidados com a saúde bucal devem acontecer desde a infância para evitar problemas futuros.

Segundo ela, pesquisas mostram que cerca de 50% dos estudantes na área rural apresentaram cárie, placa dentária, sangramento gengival e grau severo de fluorose por falta de assistência odontológica preventiva, curativa e reabilitadora.

“É uma realidade brasileira crianças com dentes careados. Por isso é necessário levar informação e educar a população rural por meio do Senar para trazer mais qualidade de vida.”

De acordo com a coordenadora de Promoção Social do Senar, Magali Eleutério, a entidade pretende reforçar as parcerias com os municípios e articular ações no cuidado da saúde bucal.

Outro tema do seminário foi a vacinação como estratégia de promoção à saúde, com apresentação da assessora técnica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Sirlene de Fátima Pereira.

A técnica afirmou que a criação do programa surgiu a partir do número de casos de doenças como poliomielite, varíola, difteria, coqueluche, sarampo e tuberculose na década de 70.

Palestrantes seminário saúde preventiva

“A vacinação é uma responsabilidade de todos e precisamos melhorar a cobertura vacinal em todo o País. Se não cuidarmos e fizermos valer o direito de vacinação, vamos contribuir para que a pólio entre novamente no nosso território.”

Sirlene falou que as estratégias de vacinação do Ministério da Saúde são de rotina e campanhas anuais, quadrienal ou por indicação epidemiológica eventual. Ela acredita que a comunicação deve ser reforçada para que todos tenham a mesma percepção sobre a importância das vacinas.

O médico urologista Mário Ronalsa falou sobre o programa Saúde do Homem e o acesso ao cuidado. Ronalsa participa das ações do programa no Senar Alagoas.

“O Saúde do Homem é um programa continuado de saúde urológica e já atendeu e beneficiou 54 mil homens desde o início das ações. E quando avaliamos os homens nos deparamos com outros problemas que precisam de tratamento também como cálculo renal, disfunção erétil, entre outros.”

Para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o médico reforçou a importância dos exames. “Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é de mais de 90% no câncer de próstata.”

Em 2023, o Senar pretende inserir oficinas dentro do Programa Saúde do Homem e da Mulher, tanto para adulto quanto para adolescentes, além de elaborar materiais informativos sobre saúde bucal.

Diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar

“Fazemos um bom trabalho, mas é importante sabermos que as pessoas que estão no campo precisam receber as informações e começar a aplicar em casa para o controle preventivo da saúde familiar”, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social, Janete Lacerda, que encerrou o seminário.

Assista o evento completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FboOvghy4VQ

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas