Logo CNA

Amazonas

Saúde Preventiva: Senar-AR/AM leva serviços médicos especializados para município de Borba
Acao de saude em borba 7

A ação contou com a participação de 57 profissionais, entre equipe técnica do Senar/AR-AM, voluntários, representantes de secretarias estaduais e colaboradores de entidades parceiras

21 de setembro 2022

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

O Distrito de Axinim, no município de Borba recebeu no último sábado (17) a ação de Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural promovida pelo Senar Amazonas. Agricultores e seus familiares foram beneficiados com atendimentos médicos e mais de treze atividades simultâneas. Esta é a sexta vez que a organização promove o evento que visa levar para agricultores e comunidades do Amazonas um momento de atenção, bem-estar e prevenção.

A ação contou com a participação de 57 profissionais, entre equipe técnica do Senar/AR-AM, voluntários, representantes de secretarias estaduais e colaboradores de entidades parceiras, entre eles a Prefeitura de Borba e a Marinha. Ao todo, foram realizados 93 atendimentos distribuídos entre serviços médicos de clínico geral, dentista, pediatra, nutricionista, especialistas em fisioterapia e psicologia. Também foram realizadas oficinas lúdicas e entrega de medicamentos.

Imagem

De acordo com a superintendente Jeny's Alves, a cada edição são ofertados serviços básicos e de especialistas, conforme a demanda mapeada na comunidade. "Ao longo das ações vemos que cada comunidade tem uma necessidade diferente, algumas mais voltadas para a pediatria, outras para o clínico geral. Mas, percebemos a carência que a população rural tem de informação e por serviços que eles não têm acesso facilmente. E quando a gente traz algo novo, eles começam a aderir", declara contente com o resultado e participação do público.

Ela também conta que um dos serviços que vem se destacando na preferência dos trabalhadores rurais e população local são os serviços de psicologia e fisioterapia. Ao observar as necessidades específicas, o Senar procura atender tanto com oficinas educativas como também com as consultas.

"Hoje, ampliamos a cartela de serviço, além dos atendimentos de médicos e clínicos, temos oficina de psicologia e também a consulta com o profissional da área. O Senar está atendendo às necessidades e estamos trazendo parceiros para realizar a ação em conjunto”, disse.

Na abertura do evento, Jeyn's falou da importância da saúde integral, tanto física como mental e incentivou os participantes a se cuidarem. E aproveitou para visitar cada espaço de atividade e conversar com os profissionais voluntários e a população para saber sobre as necessidades específicas e receber o feedback da ação.

Já o presidente do Sindicato Rural de Borba, José Rocha de Abreu, que faz parte do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, agradeceu também aos voluntários e todos que se disponibilizaram para atender a população local.

Rocha destacou o motivo pela escolha de Axinim para sediar o evento do Senar. "Escolhi a comunidade do Axinim porque é um pouco mais distante do município e recebe com menos frequência os mutirões da Prefeitura”, comenta.

Imagem

Quem aproveitou a oportunidade para dar uma atenção à saúde foi Paulo Saraiva, 37, agricultor e trabalhador autônomo. Ele fez testes rápidos de sangue para detecção de doenças virais e também o teste dermatológico. "Nossa comunidade têm difícil acesso nessa área da saúde. Você vai no posto, falta remédio, falta muita coisa. É uma forma de você descobrir doenças. Meus pais, tios e avós morreram de câncer de pele. Às vezes, você não vai atrás do atendimento, mas ter acesso ao teste rápido é muito bom. Gostei do atendimento", descreve.

Imagem

Andson Batista, 38 anos, professor, recebeu o atendimento de fisioterapia e saiu feliz pelos cuidados que recebeu. "A necessidade que nós temos aqui no campo é de um atendimento mais especializado, então, veio para resolver, em parte, nossos problemas e nossos anseios. É uma forma de valorizar o homem do campo. Está sendo muito gratificante".

Ele veio com dores no corpo e articulações e teve acesso ao serviço de ventosaterapia, que ajuda a aliviar dores decorrentes de tensão muscular e melhora a circulação sanguínea, liberando assim o relaxamento do tecido. "Da forma como eu cheguei e o primeiro atendimento já foi uma grande melhora pra mim devido o problema. Senti o efeito do tratamento. A reação das ventosas na pele ajuda também a diagnosticar possíveis problemas", avalia.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar


Matérias Relacionadas