Senar participa de missão do Banco Mundial sobre projeto FIP Paisagens Rurais
46818584764 21f23eb249 c 2

Iniciativa promove recuperação produtiva das propriedades rurais por meio de assistência técnica e adoção de práticas sustentáveis

6 de junho 2022
Por Senar

Brasília (06/06/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou, de 31 de maio a 3 de junho, da missão do Banco Mundial para analisar o andamento do projeto FIP Paisagens Rurais.

A missão teve visitas técnicas a duas propriedades rurais atendidas pelo Senar em Minas Gerais e o restante da programação ocorreu em Brasília.

As missões são parte de uma ação de supervisão do projeto, onde o Banco Mundial, junto às entidades parceiras e executores do projeto avaliam o desempenho das ações, os resultados e os benefícios gerados para os produtores rurais assistidos.

As duas propriedades selecionadas para a visita de campo mostraram duas realidades bastante diferentes, dois produtores com áreas de diferentes tamanhos, nível tecnológico, capacidade de investimento e experiências completamente distintas.

Whats App Image 2022 06 06 at 14 26 22

As visitas de campo foram essenciais para subsidiar as discussões e o processo de avaliação da implementação do projeto.

Durante os encontros, o Senar falou dos resultados do projeto, que está no quarto ano de execução em sete estados do bioma Cerrado.

Entre os dados apresentados, estão a ampliação da área de atuação para 68 municípios em 40 bacias hidrográficas, e o atendimento a mais de 4,8 mil propriedades rurais de pecuária de corte e leite com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) considerando os resultados alcançados até 31 de maio de 2022.

As propriedades atendidas representam aproximadamente 625 mil hectares, destes mais de 20 mil são de Área de Preservação Permanente (APP) e 104 mil de Reserva Legal nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Whats App Image 2022 06 06 at 14 24 30

Por meio do projeto são desenvolvidas estratégias que contribuem para a gestão Integrada da paisagem como a adoção de práticas de produção sustentável e a recuperação ambiental.

Já são mais de oito mil hectares de vegetação nativa em processo de restauração com adoção de práticas de conservação e restauração como proteção de nascentes, plantio de mudas e mais de 30 mil hectares de pastagens em processo de recuperação, além dos mais de 400 mil hectares sob uso de ferramentas de planejamento para geração de renda, produtividade e sustentabilidade.

Além de realizar a Assistência Técnica e Gerencial, o Senar capacitou mais de 6,9 mil pessoas na modalidade a distância e nove mil na modalidade presencial, e implementou o Módulo Ambiental do Sisateg, sistema de gestão e acompanhamento da assistência técnica nas propriedades rurais.

“Até dezembro serão abertas novas vagas para produtores interessados, a nossa expectativa é a entrada de mais mil propriedades rurais,” afirmou a coordenadora técnica do FIP Paisagens no Senar, Bárbara Evelyn Silva.

De acordo com Bárbara, o Senar também vai contratar mais de 50 novos técnicos de campo, que atuam nas propriedades para que os produtores alcancem os melhores resultados produtivos, econômicos e ambientais.

FIP Paisagens Rurais - O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Senar e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte