Logo CNA

Paraíba

Senar encerra ações do programa de Saúde da Mulher Rural com mais de 400 atendimentos

6 de novembro 2019

Por: Ascom Senar-PB

Quatrocentos e cinco mulheres da zona rural de municípios paraibanos foram atendidas pelo programa Saúde da Mulher Rural em 2019. O encerramento das ações aconteceu no mês de outubro, com eventos realizados nos municípios de Aguiar, Serra Grande e Olho D’Água, na região do Vale do Piancó, Alto Sertão Paraibano. Ao todo, 320 mulheres foram atendidas nessas ações.

O primeiro evento aconteceu no sítio Riacho Verde, em Aguiar, cidade de aproximadamente 5.530 habitantes, e ofereceu testes rápidos de DST’s, exames de glicemia e citológico, além do atendimento médico, nutricional dentista e fonoaudiológico. As mulheres que visitaram a Escola Municipal Advogado Horácio Ramalho também tiveram acesso a serviços de beleza como corte de cabelo, manicure e sobrancelha.

“É tão difícil a gente sair e só de trazer os exames para perto da gente, isso é muito bom. A gente tira o dia só para isso. Também aproveitei para agendar o atendimento da nutricionista, foi muito bom esse dia”, comentou a aposentada Francisca Filho Bento.

Esse trabalho é coordenado pelo Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS). “O programa vem trazer à mulher rural a saúde. Dando ênfase ao câncer e também com palestras educativas, com foco nas mulheres que tem menos acesso aos serviços de saúde, mas também com outros serviços na área estética, com foco na autoestima”, explicou o supervisor do Senar, Múcio Monteiro, que acompanhou as ações.

A enfermeira Patrícia Domingos, foi a instrutora responsável por oferecer a palestra às mulheres, na qual orientou sobre a prevenção do câncer de mama, colo do útero e outras doenças para um público misto de jovens e de mulheres mais experientes. A intenção foi estimular as mulheres a buscarem o cuidado com o próprio corpo.

“Elas estavam muito receptivas, abertas e interessadas. Isso é bastante positivo porque quando uma palestra desperta a curiosidade é porque a nossa mensagem está chegando. Na zona rural muitas mulheres não têm esse olhar para o próprio corpo e nós orientamos sobre como identificar qualquer alteração e procurar o mais rápido possível o serviço de saúde”, explicou Patrícia.

As iniciativas de atenção à saúde são realizadas em parceria com as prefeituras municipais, responsáveis pela infraestrutura de atendimentos, mas que ganham um reforço importante com a abordagem educacional oferecida pelo Senar, como avalia o prefeito de Serra Grande, Jairo Halley.

“O Senar, e outros parceiros que temos, merecem o nosso agradecimento por trazerem informação e educação para nossas mulheres e equipe. É através dessas parcerias que alcançamos bons índices em políticas públicas”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br