Logo CNA

Santa Catarina

Programa Força Feminina incentiva a autoestima das mulheres do campo
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Ituporanga foi a primeira cidade a receber o evento que reuniu cerca de 150 mulheres no dia 4 de outubro

17 de outubro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

A autoestima da mulher foi o tema central dos seminários do Programa Força Feminina em Campo que reuniu produtoras rurais em dois recentes eventos em Santa Catarina: Canoinhas e Ituporanga. A iniciativa é do Japan Tobacco International (JTI) e, no Estado, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc).

Ituporanga foi a primeira cidade a receber o evento que reuniu cerca de 150 mulheres no dia 4 de outubro. Em Canoinhas, a programação ocorreu no dia 6 e também foi um sucesso. As atividades foram organizadas em ambientes interativos e contemplaram diversas atrações. Além de compartilhar histórias de vida e superação de autoestima, os eventos foram marcados por atrações de humor, música, espaços volantes com exposição e oficinas sobre beleza, segurança, saúde, conhecimento e empreendedorismo.

No estande do Senar/SC as mulheres conheceram mais sobre empreendedorismo rural por meio de palestras, troca de ideias e materiais sobre os Programas Mulheres em Campo e Negócio Certo Rural (NCR). Em Ituporanga quem abordou os assuntos foram Renata dos Santos e Erica Amaral e, em Canoinhas, o tema foi apresentado por Cristiane Nizer. Outros assuntos em destaque foram o aproveitamento integral de alimentos, com Cristiane Stank (Ituporanga e Canoinhas), e Solo com Bianca Simon (Conoinhas).

O supervisor regional do Senar/SC no vale do Itajaí, Darci Aloisio Wollmann, enfatiza que o evento em Ituporanga foi fundamental para estimular a autoestima e o fortalecimento das participantes como mulheres que podem ser mais. “Nós, do Senar/SC, conversamos com todas e mostramos o quanto é importante a busca de conhecimento para a gestão do seu empreendimento e, quem sabe, para fazer com que desenvolvam novos negócios. Elas gostaram muito do evento, sentiram-se valorizadas e com muita vontade de buscar mais conhecimentos”.

Darci observou, ainda, que levou para decoração do estande peças pintadas por ele em Bauernmalerei (pintura campestre ou pintura camponesa) apresentando um artesanato que valoriza peças antigas que, muitas vezes, estão jogadas sem o devido valor. “Com isso, foi possível mostrar que é possível transformar em peças de decoração”.

A supervisora regional do Senar/SC no Norte, Carine Weiss, observa que a edição de Canoinhas também foi essencial para reforçar a importância das mulheres enquanto pessoas. “Mostramos que é fundamental que as mulheres se cuidem, se conheçam e foquem na questão de uma das expressões-chave do evento: Eu me amo. Trabalhamos aspectos relacionados à autoestima, direito da mulher, violência e qualidade de vida. Foi uma ação que confirmou o quanto elas são importantes no processo de produção, mas que precisam estar bem para que que tudo aconteça”.

De acordo com Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI, o mote “Eu me amo, eu me estimo” representou um convite para as participantes medirem, sentirem, praticarem e fomentarem a sua autoestima, para assim identificá-la em todos os aspectos de sua vida. Os eventos marcaram a comemoração do Dia Internacional da Mulher Rural (15 de outubro).

Além do Senar/SC, também foram parceiros a Natura, os Sindicatos Rurais, Associação das Mezeiras, Abelhar e Pancs.

Empreendedorismo Feminino

Além de promover ações para fortalecer o empreendedorismo feminino como o “Mulheres em Campo”, por exemplo, o Senar/SC busca ser parceiro de iniciativas que fortalecem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e que tragam outros benefícios a esse público em várias áreas.

A coordenadora estadual do programa Mulheres em Campo, Nayana Setubal Bittencourt, lembra que o Senar/SC já foi parceiro da JTI em outros momentos e realça a satisfação pela oportunidade de estar junto novamente. “A participação feminina nas mais diversas funções no meio rural cresce a cada dia e, para nós, é gratificante contribuirmos para que isso aconteça”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca a importância da parceria no projeto Força Feminina em Campo ao comentar que a iniciativa cumpre muito bem seu papel de proporcionar momentos de debate sobre os desafios e oportunidades no meio rural, além de possibilitar a troca de experiências entre participantes e palestrantes e por promover a valorização da mulher rural.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisa que é crescente a participação feminina nas propriedades rurais, nas empresas do agro e entidades associativistas. “Elas são organizadas, visionárias e desempenham um papel fundamental no sucesso do agronegócio familiar em Santa Catarina. Por isso, vamos continuar investindo na formação profissional e nos programas destinados ao incentivo do desenvolvimento de habilidades empreendedoras”, finaliza.