Logo CNA

Senar e CropLife Brasil promovem capacitação para o uso de defensivos agrícolas
Soja2

Parceria voltada para instrutores e aplicadores foi anunciada na quinta (11) em webinar

11 de novembro 2021
Por Senar

Brasília (11/11/2021) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a CropLife Brasil vão capacitar instrutores e produtores rurais no uso correto de defensivos agrícolas. A parceria foi anunciada, na quinta (11), durante a webinar ‘O futuro da capacitação profissional para uso correto e seguro de defensivos agrícolas químicos e biológicos’.

A capacitação pretende atender as mudanças na legislação sobre o uso de defensivos agrícolas previstas na Norma Regulamentadora n.º 31 e no Decreto 10.833/21.

“Esse é um momento inédito para nós e muito necessário. O que está sendo concretizado aqui é fruto de muita discussão, dedicação e trabalho para que pudéssemos atender, dentro da expertise de cada instituição, as mudanças da lei”, afirmou Janete Lacerda, diretora de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar.

Segundo ela, o Senar irá desenvolver estratégias educacionais de capacitação para qualificar instrutores da entidade e aplicadores de defensivos nas propriedades rurais.

“Primeiro vamos iniciar pela atualização dos nossos instrutores. Também estão em desenvolvimento um curso de 14 horas na modalidade a distância e um minicurso que ficarão disponíveis no portal de educação a distância do Senar”.

Christian Lohbauer, presidente da CropLife, disse que a capacitação vai transformar a realidade dos instrutores e trazer a expertise deles para a parceria.

“É um projeto ganha-ganha, porque ganha o produtor, a indústria, o governo e a sociedade com a qualificação desses profissionais e dos produtores rurais. É um projeto importante para a imagem do Brasil lá fora, para mostrar a preocupação genuína do País na utilização correta das tecnologias e com a saúde das famílias do meio rural.”

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Goulart, destacou a importância da iniciativa e disse que o desafio no Brasil não é o registro, mas o uso dos defensivos.

“Isso é muito importante e vai na linha do que temos dialogado com a sociedade desde o início: que o desafio da agricultura brasileira é qualificar o uso e desmistificar essa questão de uso equivocado ou exacerbado. O defensivo é um insumo que custa caro para o produtor. Ele não usa porque gosta, mas porque precisa”.

De acordo com Goulart, o Decreto 10.833 criou a obrigatoriedade da capacitação e registro dos aplicadores e, devido ao tamanho do setor, o prazo é de quatro anos para que todos os aplicadores estejam cadastrados. “Esse é um grande salto qualificador no sistema de defensivos brasileiro”.

O assessor técnico do Senar, Mateus Tavares, falou sobre a capacitação de instrutores dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Senar.

Inicialmente serão cinco turmas e os profissionais, ao final, terão qualificação para atender a nova NR31 e o Decreto 10.833/2021. “Esperamos com isso estabelecer um nivelamento técnico de instrutores de todo o País”, disse.

Assista a webinar completa:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas