ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Goiás

Faeg e Agrodefesa reúnem com presidente do InpEV para melhorar recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas
PHOTO 2024 10 17 11 30 48

Reunião ressalta o comprometimento com a sustentabilidade e a eficiência no uso de defensivos agrícolas em Goiás

17 de outubro 2024

Na tarde da última quarta-feira (16/10), representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), da Agrodefesa e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniram na sede da Agrodefesa para discutir melhorias no sistema de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O presidente do InpEV, Marcelo Okamura, comprometeu-se a intensificar o escoamento de embalagens que se encontram represadas nos postos e centrais de recebimento.

O vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg, esteve presente nas discussões ao lado do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, e das equipes técnicas das respectivas entidades. A importância da colaboração entre os diferentes setores foi um ponto central, especialmente com o compromisso do InpEV de realizar o escoamento de um volume significativo de embalagens até o fim do ano, o que é considerado um avanço considerável.

Foi criado um grupo de trabalho para identificar os principais gargalos no sistema de recolhimento de embalagens em Goiás. Esse grupo contará com a participação do InpEV e das empresas de recebimento, reconhecendo que o agricultor deve devolver as embalagens, enquanto os postos de recebimento são responsáveis pela coleta e o InpEV pela gestão adequada.

Além disso, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) será encarregado de realizar um estudo para mapear os desafios enfrentados. Essa iniciativa tem como objetivo não apenas otimizar o processo de recolhimento, mas também garantir a destinação correta das embalagens, promovendo um agronegócio mais sustentável e responsável em Goiás.

"A reunião representa um passo importante na colaboração entre os setores público e privado, ressaltando o comprometimento de todos os envolvidos com a sustentabilidade e a eficiência no uso de defensivos agrícolas em Goiás", destacou Armando Rollemberg.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag