Logo CNA

Senar apresenta modelo de Assistência Técnica e Gerencial em live
Live A Te G

Modelo inédito de produção assistida já beneficiou mais de 120 mil propriedades rurais

27 de maio 2020
Por Senar

Brasília (27/05/2020) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou uma transmissão ao vivo na quarta (27) para apresentar as ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que já atendeu gratuitamente mais de 120 mil propriedades rurais brasileiras.

“Ao longo de seus 28 anos, o Senar tem buscado novas alternativas para atender as pessoas do meio rural. Depois de cursos de formação profissional rural e de ações de promoção social, em 2013 foi criada essa metodologia com foco na implantação de tecnologias, melhoria da gestão e renda dos produtores rurais”, declarou a diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Andréa Barbosa.

De 2013 a 2019 mais de 115 mil propriedades rurais foram atendidas. Somente em 2020 já foram cadastradas mais de 9 mil propriedades. Entre as atividades produtivas mais solicitadas estão a bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, cafeicultura e fruticultura.

“A ATeG do Senar deu tão certo que em 2019 foi criado o prêmio CNA/Senar Assistência Técnica e Gerencial – Gestão e Resultados para reconhecer os produtores rurais que tiveram os melhores desempenhos de produção”, observou a diretora.

Na pandemia foram elaboradas estratégias emergenciais para que os produtores rurais continuem recebendo acompanhamento técnico.

“Produzimos uma série de vídeos sobre a ATeG e criamos o atendimento virtual para produtores que tenham recebido ao menos uma visita presencial. Desde a segunda quinzena de março, registramos mais de 10 mil atendimentos virtuais”, disse a diretora.

Durante a live, o coordenador técnico de ATeG do Senar, Eduardo Gomes, apresentou as etapas da produção assistida em uma propriedade rural: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados

“A ATeG propõe adequações tecnológicas de acordo com o nível de cada propriedade levando em consideração os aspectos culturais para que os objetivos e as metas desejados pelo produtor sejam alcançados”, destacou o coordenador.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas