Logo CNA

Senar apresenta ações para as cadeias de apicultura e meliponicultura
04

Entidade participou do 1º Fórum A.B.E.L.H.A., realizado na segunda (20)

21 de maio 2024
Por Senar

Brasília (21/05/2024) – A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, apresentou as ações da entidade para o desenvolvimento da apicultura e meliponicultura brasileira, durante o “1º Fórum A.B.E.L.H.A. – A Ciência das Abelhas e o Agronegócio”, na segunda (20).

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e teve como tema principal as convergências para a produção sustentável de alimentos e a conservação da biodiversidade brasileira.

Janete Lacerda foi uma das expositoras do quinto painel, sobre ações de comunicação e capacitação para a conservação e o uso sustentável de abelhas no Brasil. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Cristiano Menezes, e o jornalista Cassiano Ribeiro também fizeram parte do debate.

Em sua palestra, Janete destacou as ações de formação profissional do Senar nas cadeias de meliponicultura e apicultura. Em 2023, mais de 19 mil pessoas foram capacitadas nos cursos clássicos presenciais de apicultura. Outras 4.084 receberam treinamento na área de meliponicultura.

Janete Lacerda ao centro Janete Lacerda ao centro

Segundo a diretora, todo material desenvolvido pelo Senar, tanto nessa área, como em outras, está dentro da plataforma Senar Play. “Temos mais de 150 cartilhas, 300 vídeos técnicos e também um tour 360° que permite ao usuário, por meio de uma visita virtual, conhecer os detalhes de um apiário e todo o processo produtivo do mel”.

Durante a apresentação, Janete citou o Acordo de Cooperação Técnica entre o Senar, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas e a Embrapa Meio Ambiente, para a elaboração e distribuição de conteúdo nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

A parceria rendeu um curso de Manejo Produtivo na Apicultura, totalmente a distância, com carga horária de 8 horas. Mais de 11 mil matrículas foram efetivadas e 7 mil concluintes, um índice de 63%.

O outro curso é sobre Captura de Abelha Sem Ferrão, lançado em 2023. Foram ofertadas 90 turmas, com mais de 14 mil matriculas e 8 mil concluintes.

Por fim, a diretora do Senar citou a cartilha sobre instalação de meliponário, lançada em dezembro 2023, e que atualmente é a mais acessada de todo acervo no Senar Play.

Matérias Relacionadas